TOM POLÍTICO – Daniel e o ‘beija-mão de Ano Novo’ de vereadores, secretários e comissionados com as mais de 300 exonerações

POR EQUIPE CZ-318

O prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), instituiu pelo segundo ano consecutivo, o ritual do ‘beija-mão de Ano Novo’ na Prefeitura de São Mateus: exonerou mais de 300 servidores municipais, entre secretários e cargos comissionados. Na prática, o prefeito reforça o seu poder, exercendo maior controle sobre os postos de confiança. Quem quiser voltar, precisa passar na prova de ‘proximidade vigilante de Daniel’, um recado direto de autoafirmação do Chefe do Executivo, inclusive aos vereadores, que têm muitos nomeados na Prefeitura.

-Em 2021, o ‘beija-mão de Ano Novo’ foi até justificável politicamente, já que Daniel da Açaí retornava ao cargo de prefeito, depois de passar 10 dias preso por conta da Operação Minucius, da Polícia Federal, e 90 dias afastado da Prefeitura de São Mateus por ordem judicial. Ele desfez o secretariado do então prefeito em exercício Aílton Caffeu (Cidadania) e mexeu nos cargos de confiança, renomeando muitos que haviam sido exonerados em seu período de ausência.

-No entanto, o Decreto nº 14.380/2022, assinado em 22 de dezembro, tem justificativa exclusiva na ‘cartilha da soberania’, que está permanentemente no bolso imaginário das camisas pretas da Lacoste de Daniel. Pura reafirmação de poder, que faz com que secretários, servidores comissionados e vereadores responsáveis por muitas dessas nomeações passem o Natal e o Réveillon meditativos sobre suas atitudes e seu comportamento em relação ao prefeito e à gestão municipal.

-A vigilância com lupa do prefeito nas redes sociais e no meio presencial fica em modo ‘on’ nesse período, inclusive com participação dos drool eggs (baba-ovos; grafamos em Inglês para eles se sentirem importantes!) e da milícia digital (gabinete do ódio) que assessora Daniel da Açaí na (falta de) comunicação.

-O ‘beija-mão de Ano Novo’ é uma tática adotada por Daniel para fidelizar o G-8, os vereadores da base governista, incluindo toda a Mesa Diretora da Câmara de São Mateus. Com diversos parentes, cabos eleitorais e simpatizantes nomeados na Prefeitura (incluindo indicações de secretários), os vereadores Paulo Fundão (PP), Cristiano Balanga (Pros), Kácio Mendes (PSDB), Ciety Cerqueira (PT), Delermano Suim (Patriota), Preta do Nascimento (PSB), Adeci de Sena (Cidadania) e Isael Aguilar (União Brasil) precisam passar pela “avaliação de fim de ano” do Chefe do Executivo de São Mateus.

-Nessa “prova final”, na qual também estão incluídos secretários municipais, a régua e a caneta de Daniel são severas; um vacilo em alguma votação/ação, um deslize em alguma ordem vinda do ‘Escondidão da Alberto Sartório’, um distanciamento… tudo pode resultar em perda de pontos e até reprovação, com perda do cargo e do direito a indicações para as futuras nomeações em janeiro; e, no caso dos parlamentares, atendimento prioritário com benesses da máquina pública.

-Vale lembrar que, nesse contexto, ganham pontos secretários e vereadores que tiveram disposição para ajudar Daniel da Açaí nas Eleições 2022 com o uso da máquina pública, participaram de caminhadas na chuva, discursaram em solenidades de ordem de serviço ou na Câmara em favor dos parças que dão apoio político ao prefeito e enfrentaram ruas e avenidas alagadas em Guriri com Daniel (inclusive com tombo em vala devidamente registrado). Se as redes sociais tiveram fotos e vídeos com Daniel, então, a pontuação é dobrada! Com dedo em riste fazendo ‘joinha’, lacrou!

-Aliás, se o prefeito Daniel da Açaí fizer resplandecer algum lampejo de justiça até retornará Marinalva Broedel à gestão no decreto das futuras nomeações. A ex-secretária de Assistência Social foi uma referência nesses quesitos da “prova final” de Daniel, com disposição, inclusive, para o cometimento de crime eleitoral no segundo turno das eleições, conforme atesta o Ministério Público.

-Quem deve ter ganhado alguns pontos no ritual do “beija-mão de Ano Novo’ de Daniel é Delcimar Gonçalves de Oliveira (União Brasil). Mesmo já momentaneamente exonerado da Secretaria de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento, o “ex-opositor e crítico” que se aliou ao prefeito já na comemoração da reeleição em 2022, fez um ato de desagravo ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, por conta da não colocação em pauta do projeto de lei do Finisa, que autoriza o cheque em branco de R$ 100 milhões para o prefeito.

-Por outro lado, com um histórico próprio de desmandos à frente da Câmara e de subserviência ao prefeito Daniel (vide pacto da vingança – Veto 001/2021 e regabofes do camarão VG), Paulo Fundão é quem pode perder pontos nessa “prova final”, porque sentiu a pressão popular (a partir de reportagens do CZ) e, pela primeira vez, contrariou uma ordem direta do Chefe do Executivo. Parece que, momentaneamente, os dois não estão compartilhando mais a dita “cereja do bolo” propagada por Fundão!

-Tem indicados de Paulo Fundão na extensa lista de exoneração do prefeito Daniel da Açaí, inclusive o atual titular do Procon Municipal. Vamos aguardar para ver quem volta e como volta; até porque o prefeito, por vezes, em seus métodos próprios de “articulação política”, leva a “liderança” para si e já a renomeia como cota própria. Isso vale também para as indicações dos outros vereadores!

-Ah, sim! Somente para explicar: o ‘beija-mão’ era uma cerimônia pública dos tempos antigos em que o rei se colocava em contato direto com o vassalo, o qual, depois da devida reverência, podia aproveitar a ocasião para solicitar algum favor ou benesse. A cerimônia tinha grande significado simbólico, lembrando o papel paternal e protetor do rei; invocava o respeito pela monarquia e a submissão dos súditos. Era grande o fascínio que exercia sobre o povo!

-Seja sincero(a) você que conhece a realidade de São Mateus: a coluna exagera na comparação?!

ESTÁ ESCRITO!

“Estamos em um tempo em que se briga por políticos e não mais por política” (Vida Erin Zurich).

ESTÁ CANTADO!

“Honestidade nunca será demais. Sua moral não se ganha, se faz! (Racionais MC’s, em Pânico da Zona Sul).

….

CONTATO

O contato com a coluna TOM POLÍTICO e a EQUIPE CZ-318 pode ser feito pelo e-mail censurazeroes@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99914-9706.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!