TOM POLÍTICO – Daniel usa eventos da Prefeitura para testar popularidade de Kácio, Marília e Marinalva visando as Eleições 2024 em São Mateus; problemático, Balanga também tenta se cacifar

POR EQUIPE CZ 318*

Está dada a largada na movimentação de partidos e lideranças políticas com vistas às Eleições Municipais de 2024. E o prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), que não pode mais concorrer, decidiu testar a popularidade de alguns nomes ligados a ele visando a sucessão municipal.

-Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Kácio Mendes (que deve deixar o PSDB), já trava uma batalha ferrenha pela preferência do atual Chefe do Executivo com a secretária municipal de Educação, Marília Silveira (que, a mando do prefeito, filiou-se ao MDB).

-Por conta disso, Daniel, que tinha o hábito de realizar as cerimônias de ordem de serviço no próprio Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, no Bairro Carapina, está realizando todos os eventos em ambientes externos e nos bairros.

-O autointitulado “prefeito da periferia” (que nem ele acredita!) decidiu aproveitar este ano pré-eleitoral para revisitar os bairros e localidades da zona rural, entre eles logradouros em que ainda não retornou depois da campanha à reeleição em 2020.

-Dizem que a medida teve consultoria direta de figurões do staff do governador Renato Casagrande (PSB). Os mesmos que aconselharam o então deputado estadual Freitas, que se confirmaria candidato a prefeito da base socialista em 2016, a fazer as reuniões temáticas regionais.

-Kácio Mendes foi contemplado com a presença do prefeito Daniel em seu reduto, na Cohab, para ordem de serviço das obras de uma única ao custo de R$ 2,4 milhões, sem licitação. A aposta da trupe governista é que essa e outras obras em andamento no bairro possam ser concluídas até o final do ano para dar um destaque ao nome do pupilo danielista.

-O problema é que a ordem de serviço teve a tradicional presença de servidores comissionados da Prefeitura e do G-6, o grupo dos seis vereadores da base de Daniel na Câmara Municipal, mas o povo não se convenceu a ir bater palmas para os políticos e tirar fotos fazendo ‘joinha’ com o prefeito!

-O que não se pode negar é o clima de solidariedade que reinou nos discursos de Ciety Cerqueira (PT), Cristiano Balanga (Pros), Preta do Nascimento (PSB), Isael Aguilar (União Brasil), Adeci de Sena (Cidadania) e do próprio Kácio Mendes: um vereador aplaudia o outro, dando aquela moral, em nome da “união”.

-Daniel tem participado também de todos os eventos da Secretaria Municipal de Educação, nos quais é exaltado com entusiasmo nos discursos eloquentes feitos pela secretária Marília Silveira, que sempre aparece grudada no prefeito nas fotos com legendas superestimadas.

-Aliás, nos bastidores da política e da própria Secretaria de Educação, os comentários são de que Marília está exagerando na exposição de fotos com o prefeito. Alguém deu à secretária aquela dica para “colar a imagem dela à de Daniel”, e a mais novata emedebista está seguindo à risca!

-A terceira peça desse jogo danielista da popularidade é Marinalva Broedel, que deu a volta por cima, depois de ser escorraçada no final de 2022. Ela retornou à Secretaria Municipal de Assistência Social para colocar ordem na casa, que ficou desarrumada na gestão de Cristiane Borges.

-Daniel e Marinalva protagonizaram mais um evento superestimado: entregaram três casas populares no Bairro Vitória, que já se arrastavam desde o início desse segundo mandato, fazendo o gabinete do ódio propagar a “retomada do programa habitacional da Prefeitura de São Mateus”.

-Com fama de problemático, o vereador Cristiano Balanga, ex-líder do prefeito, é figurinha carimbada em todos os eventos da Prefeitura de São Mateus e também tenta chamar as atenções de Daniel na sucessão municipal.

-Chegou a circular a notícia de uma possível chapa majoritária composta por Kácio Mendes (prefeito) e Balanga (vice-prefeito), mas depois veio a informação não confirmada de que ‘o vereador da buzina’ teria preferência em se candidatar à reeleição ou assumir uma secretaria municipal, com preferência para a de Finanças.

-A julgar pela acusação de prática de rachid, por conta da apropriação indevida de salários de um ex-assessor, Balanga parece não ter futuro na empreitada de querer ser o guardião das finanças do Município de São Mateus. Ou, talvez, no parâmetro danielista, seja isso que o credencie ao cargo!…

ESTÁ ESCRITO!

“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta” (John Galbraith).

ESTÁ CANTADO!

“A vida tem disso/ No fim tudo faz sentido/ Então até mais/ Não adianta olhar pra trás” (Rita Lee, na música ‘A fulana’).

CONTATO

O contato com a coluna TOM POLÍTICO e a EQUIPE CZ-318 pode ser feito pelo e-mail censurazeroes@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99914-9706.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!