EQUIPE CZ-318

Enquanto o Republicanos cresce em larga escala no Brasil, nos Estados e em diversos municípios capixabas, a situação não é a mesma em São Mateus, o que indica a necessidade de providências urgentes da Executiva Regional com vistas às futuras eleições. A desorganização interna do Republicanos local resultou na perda das Eleições 2024 por menos de 1.300 votos e o caso esdrúxulo no Espírito Santo de uma multa de R$ 25 mil para um candidato a vereador, com julgamento à revelia em representação eleitoral.

-Trata-se do partido do candidato Carlinhos Lyrio, que compôs chapa majoritária com Ferreira Júnior, da Rede Sustentabilidade, ficando em segundo lugar no pleito do ano passado, com 26.738 votos.

-Ex-deputado estadual no mandato 1995-1998 e vindo de duas disputas com Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí (eleito em 2016 e 2020 pelo PSDB), Lyrio, que desde a pré-campanha aparecia como favorito, perdeu as eleições para o atual prefeito de São Mateus, Marcus Batista, o Marcus da Cozivip (Podemos), que obteve 28.030 votos, uma diferença de apenas 1.292 votos.

-Apesar de pouco dedicado à política partidária, Carlinhos Lyrio montou uma Comissão Executiva Provisória que atuou bem até a pré-campanha, com as regulares “reuniões de alinhamento”, mas a constatação é de que deixou muito a desejar na organização no ‘jogo a vera’, na campanha eleitoral do Republicanos.

-Uma fonte revelou à coluna TOM POLÍTICO que, além de não repassar recursos do partido para os candidatos proporcionais da legenda, Carlinhos Lyrio e a direção municipal do Republicanos, simplesmente, abandonaram os(as) candidatos(as) a Vereador(a) do grupo original de 36 nomes, formado também por filiados do Agir e do PMB (Partido da Mulher Brasileira): “Foram deixados à própria sorte quando foi fechada a coligação com outros partidos que, até então, vinham articulando candidaturas majoritárias, como PSB, Federação PSDB-Cidadania, União Brasil, Rede Sustentabilidade e DC”.

-Muitas lideranças políticas opinam que esses entreveros influenciaram diretamente no resultado da votação dos(as) candidatos(as) e, consequentemente, no desempenho eleitoral da própria chapa majoritária. E, de fato, a comprovação é que, mesmo com a expressiva votação superior a 26 mil votos, Carlinhos Lyrio não conseguiu transferir votos para os postulantes de seu partido à Câmara de Vereadores. O mais votado do Republicanos, que teve condições de investir recursos próprios para desenvolver a campanha, alcançou 500 votos.

-Candidatos(as) reclamaram, principalmente, da falta de compromisso de Lyrio e da Comissão Executiva Municipal do Republicanos, que deixaram os(as) candidatos(as) sem estrutura e assistência jurídica durante a campanha eleitoral de 2024, desde as questões mais simples até a defesa em representações eleitorais.

-Houve o caso grave de um Candidato a Vereador que sofreu uma representação eleitoral por infundada propaganda negativa contra uma chapa majoritária adversária e acabou multado em R$ 25 mil, uma das maiores punições eleitorais já arbitradas pela Justiça Eleitoral no Espírito Santo.

-O motivo foi a ausência de defesa no processo diante dos prazos curtos da Justiça Eleitoral durante a campanha, com acúmulo de sucessivas decisões à revelia devido à falta de assistência jurídica. E uma aberração: o Candidato foi multado no CNPJ de sua empresa particular, sendo que, como participante do pleito, atuava como pessoa física e dispunha legalmente de seu CNPJ de Candidato a Vereador.

TOM POLÍTICO apurou que, mesmo ciente dos fatos, Carlinhos Lyrio e o presidente da Executiva Municipal do Republicanos, Severino Soares de Oliveira, injustificadamente, viraram as costas ao correligionário, mesmo com apelos para acionamento da Assessoria Jurídica da Executiva Estadual.

-É verdade que, de todas as eleições municipais de que Carlinhos Lyrio já participou, a disputa em 2024 foi a que chegou em melhores condições. Mas, somados a outros fatores, analistas políticos apontam que a falta de preparo para a liderança e de um projeto sólido de gestão aliada à ausência de engajamento e solidariedade partidária foram determinantes para deixar pelo caminho as chances reais de vitória nas urnas!

ESTÁ ESCRITO!

“Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios da Babilônia” (Daniel 2:47-48)

ESTÁ CANTADO!

“É a eterna luta entre o bem e o mal, e o final está bem longe de ser trivial,
Estudiosos estudam há anos o relacionamento entre os seres humanos, e os rumos
que estamos tomando; porém diante de tanta corrupção, violência, subestima,
guerras… Só nos resta dizer amém, o mundo que Deus criou não tem nada a ver com
isso que tá aí (…)”
(Thayde, na música ‘Assim caminha a humanidade’)

CONTATO

O contato com a coluna TOM POLÍTICO pode ser feito pelo e-mail censurazeroes@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99914-9706.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO | REDAÇÃO MULTIMÍDIA