Dois atos de improbidade administrativa cometidos pelo prefeito Daniel Santana em um mesmo fato podem gerar um prejuízo entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão aos cofres públicos municipais. O montante é referente ao valor de uma escavadeira hidráulica, avariada de forma sinistra quando executada um serviço ilegal, que podem caracterizar lesão ao erário público com desvio de finalidade e perda patrimonial, e violação aos deveres de honestidade e de legalidade do agente público.

Segundo informações apuradas pelo CENSURA ZERO, o equipamento foi deslocado para realizar um serviço numa propriedade particular no Município de Conceição da Barra, numa localidade nas proximidades do trevo de acesso à Cidade.

Como se não bastasse a ilegalidade, um acidente fez com que a máquina afundasse numa área de pântano. A fonte relata que a escavadeira ficou submersa por muitos dias e a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Obras, teve trabalho para montar uma operação de resgate do equipamento público e trazê-lo de volta a São Mateus.

Cara e supostamente custeada pelos cofres públicos, a operação ocorreu de forma camuflada, na tentativa de esconder a ilegalidade da ação. Nenhuma informação sobre o ocorrido foi divulgada pela Prefeitura de São Mateus e escavadeira hidráulica foi localizada no pátio de uma oficina no Bairro Santa Teresa (Ponte).

O CENSURA ZERO apurou que houve danos irreparáveis à parte elétrica e comprometimento da mecânica. Um mecânico consultado pela Reportagem destaca que, nesses casos, é bastante difícil e cara a recuperação do veículo. E, provavelmente, devem ser aproveitadas somente as peças da máquina.

VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO DO CENSURA ZERO:

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para as possíveis manifestações do prefeito Daniel Santana ou da Secretaria Municipal de Comunicação no sentido de esclarecer os fatos abordados nesta reportagem.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA