Pescadores e mergulhadores de São Mateus e Linhares estão se mobilizando para impedir o já anunciado descomissionamento da Plataforma de Cação, no litoral norte capixaba. Eles gravaram vídeos na manhã desta segunda-feira (1º/02) direcionados ao Presidente Jair Bolsonaro, ao governador Renato Casagrande e à bancada federal capixaba como última forma de tentar demover a Petrobras da decisão.
Eles pedem que a plataforma seja mantida ou afundada, já que se constitui no principal reduto de pesca artesanal e esportiva da região. “É local de morada dos grandes meros, espécie em extinção, e de grandes cardumes de bicudas, xixarros, xaréus, sardas, cavalas e do camurupim”, destaca um pescador mobilizado no “pedido de socorro a Bolsonaro”.
Destacam que a Plataforma de Cação, instalada há 42 anos, é hoje “um recife artificial importante para o ecossistema do litoral norte capixaba, com grande profusão de sardinhas e vida marinha”.
Os pescadores afirmam que, se for confirmado o descomissionamento da plataforma, haverá grande prejuízo econômico para muitas famílias e enorme perda turística.
CONFIRA OS VÍDEOS GRAVADOS COM APELO AO PRESIDENTE BOLSONARO:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | VÍDEOS: PESCADORES | EDIÇÃO: ANDRÉ OLIVEIRA