O pré-candidato a prefeito de São Mateus pelo PSD, Hubistenyo Cajá, o Bill, diz que está preparado para assumir a gestão pública, colocando-se como o autêntico nome que representa a periferia da Cidade. Avançando nas articulações para as Eleições Municipais 2020, ele concedeu entrevista ao CENSURA ZERO e revelou que terá uma mulher como companheira na chapa majoritária: Cida Mango, do PMB.
“Estamos pedindo o direcionamento e as coisas estão acontecendo. Essa casadinha PSD-PMB é um fruto que está madurando para a gente ter resultado”, destaca Hubistenyo, que é bacharel em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública. Ele tem 38 anos, é solteiro, mora atualmente no Bairro Vitória, mas passou toda a infância e a adolescência no Bairro Cacique.
O pré-candidato avalia que São Mateus não atravessa um bom momento no âmbito da administração pública: “Ainda não conseguimos ter em São Mateus um modelo de gestão que, realmente, seja capaz de colocar a Cidade num patamar diferenciado. Por isso decidi colocar meu nome à disposição da população para fazer com que aconteçam políticas públicas reais no Município de São Mateus”.
Hubistenyo afirma que se preparou “para ser o gestor público que a cidade tanto precisa”, salientando que “os gestores que têm passado pela Prefeitura não tiveram o compromisso de gerir a coisa pública da maneira correta”. Ele é enfático: “Nós nos preparamos para fazer a diferença no quesito gestão. O Município vive muito largado ultimamente, jogado, as oportunidades que não se tem, o desenvolvimento que não aparece. Isso faz com que a gente tenha essa visão como morador do Município, temos a sensação de que nós podemos fazer melhor”.
O pré-candidato do PSD vê como prioridade atual em São Mateus a geração de empregos: “A empregabilidade é o grande gargalo de São Mateus. Claro que a situação está ruim no Brasil todo, o fato de ter pessoas trabalhando formalmente. Mas o Município de São Mateus consegue estar acima da média ruim do Brasil. Se o Brasil hoje tem 10 desempregados, São Mateus consegue ter 13. Isso me chateia como morador, saber que não temos uma gestão preparada para as oportunidades, para criar esse desenvolvimento. Então isso vai ser primordial para a gente colocar o Município no rumo que deve seguir”.
POR QUE O PSD?
Hubistenyo Cajá justifica a escolha pelo PSD “por ser um partido de centro, nem de esquerda nem de direita”, frisando que a sigla proporciona a ele e ao seu grupo uma situação favorável: “O PSD tem hoje a terceira maior bancada no Congresso Nacional e, por estar nessa posição de partido grande, não foi fácil a gente está dentro do PSD. Tivemos parceiros em São Mateus que acreditaram no nosso projeto e parceiros do PSD no Estado que acreditam nessa visão que nós temos colocado”.
Ele salienta que o partido, liderado no Espírito Santo pelo ex-deputado federal Neucimar Fraga, tem chapa completa de pré-candidatos(as) a vereador(a). Conforme destaca, o grupo não tem a presença de “figurões”, todos serão testados nas urnas pela primeira vez.
PRÉ-CANDIDATA A VICE-PREFEITA
O administrador afirma que o PSD tem uma aliança com o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que também tem chapa completa para disputar vagas na Câmara de Vereadores. Hubistenyo enaltece o trabalho do presidente do PSD em São Mateus, Renato Barbosa, e do vice-presidente Henrique Oliveira, lembrando o apoio do presidente de honra Antônio dos Reis. O presidente do PMB é Adones Fontes: “Essa aliança é para que a gente possa levar à frente o projeto de renovação no Município. Os dois partidos têm chapas completas de pré-candidatos(as) a vereador(a)”.
Hubistenyo Cajá fala com entusiasmo da provável pré-candidata a vice-prefeita da chapa: Cida Mango. “É uma pessoa carismática, evangélica, moradora de periferia também. Mas que é amada na Cidade. É uma mulher que está fazendo a diferença no meio em que exerce atividades, tanto no comércio, onde sempre trabalhou, e a referência espiritual e religiosa que ela é”.
PRÉ-CAMPANHA
Demonstrando segurança ao falar de seu projeto político, Hubystenio aprovou a transferência da data das eleições para 15 de novembro, por causa da pandemia da covid-19. Ele diz que desenvolve a pré-campanha com o uso das redes sociais e conversa com lideranças, com a presença nos bairros da periferia.
“O grande apoio da pré-campanha são as comunidades da periferia. Hoje, posso dizer, realmente, que sou um candidato de periferia, que tenho o povo comigo. A gente vai contar e conta com esse apoio. Nós temos a certeza de que vamos disputar de igual para igual a eleição no Município”, finaliza o pré-candidato a prefeito pelo PSD.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA