COM RISCO ALTO – Casagrande pede ajuda, Daniel volta atrás e reativa atendimento 24 horas na US-3 com ala exclusiva para covid-19

Com o Município de São Mateus classificado em risco alto no mapa da covid-19 no Espírito Santo, o prefeito Daniel Santana (sem partido) confirmou nesta sexta-feira (9/04) que a Unidade de Saúde 3 (US-3) voltará a funcionar, com atendimento 24 horas, a partir da próxima segunda-feira (12/04). Além do atendimento médico ambulatorial, a US-3 também contará com ala especial para pacientes em tratamento de covid-19.

Conforme o CENSURA ZERO informou com exclusividade, a Prefeitura havia suspendido desde 1º de março o plantão 24 horas na US-3, passando a funcionar apenas de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. A medida prejudicou o atendimento aos pacientes de covid-19 no horário noturno e nos fins de semana, criando uma sobrecarga de demanda no Pronto-Socorro Externo do Hospital Roberto Silvares (antiga UPA), que é referência regional para a covid-19.

Na ocasião, a Prefeitura de São Mateus, ao invés de agir com transparência sobre o assunto, deixou o sistema criminoso que assessora a Secretaria de Comunicação dar a resposta em nome do Prefeito e do Secretário Municipal de Saúde [veja aqui].

A decisão de Daniel atende a um pedido de ajuda feito pelo governador Renato Casagrande ao prefeito de São Mateus. As equipes que atenderão na US-3 contarão com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, contratados através de empresa privada. O objetivo retirar a sobrecarga do Hospital Roberto Silvares e do Pronto Socorro Externo (antiga UPA).

O próprio prefeito confirmou que, na visita que fez a São Mateus na segunda-feira (5/04), para anunciar a oferta de mais leitos de UTI e de enfermaria no Hospital Roberto Silvares, Casagrande pediu a ele que fizesse todo o esforço para colocar a US-3 para funcionar 24 horas por dia, abrindo outra frente de combate ao coronavírus no Município.

RISCO ALTO

No novo mapa de risco do Governo do Estado, divulgado nesta sexta-feira (9/04), São Mateus permanece em risco alto de contaminação da covid-19, o que exige maior contribuição da Prefeitura às restrições e ações estabelecidas no decreto estadual.

VEJA TAMBÉM:

São Mateus está entre os municípios capixabas que menos realizam testes para covid-19

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!