Uma denúncia grave feita ao CENSURA ZERO por servidores da Câmara de São Mateus e lideranças político-partidárias já há alguns dias ganhou contornos ainda mais sérios desde a determinação judicial, por meio de liminar, que autorizou o prefeito Daniel Santana (sem partido) a retomar suas funções no Executivo Mateense: existe um movimento forte de bastidores articulado no Legislativo e na sociedade que visa livrar da cassação do mandato o prefeito investigado pela Polícia Federal (PF), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), por supostos crimes de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.

Uma fonte ouvida pelo CENSURA ZERO destaca que “o objetivo é inviabilizar os trabalhos da Comissão Processante que analisa a denúncia com pedido de impeachment de Daniel na Câmara Municipal”, presidida pelo vereador Carlinho Simião (Podemos), composta também por Gilton Gomes, o Pia (relator) e Cristiano Balanga (membro). O suposto plano de boicote ao colegiado envolveria os três principais membros da Mesa Diretora – presidente Paulo Fundão-PP, vice-presidente Kacio Mendes-PSDB e 1ª secretária Ciety Cerqueira-PT -, além do próprio Balanga, que publicamente, junto com Kacinho, vem atuando para emperrar os trabalhos da Comissão Processante.

E mais: os denunciantes afirmam que o titular da Secretaria Legislativa da Câmara, ex-vereador Valter Pigati, e o superintendente do Legislativo, ex-vereador Francisco Amaro (PT), estariam utilizando suas prerrogativas de serviços para agir nos bastidores, interna e externamente, e colaborar com os intentos de um grupo de operadores que atua em favor de Daniel da Açaí desde os primeiros dias do afastamento dele da Prefeitura de São Mateus, por decisão da Justiça Federal.

A Reportagem apurou que já houve até ofertas financeiras aos vereadores Simião e Pia para que desistissem de levar adiante o processo de impeachment; e, diante da recusa, eles teriam sido ameaçados de morte. “Houve orientação para que eles procurassem a Polícia Federal e relatassem o ocorrido. Mas não sei se eles tomaram essas providências. É certo que eles correm risco, principalmente depois que aprovaram o relatório pelo prosseguimento da apuração da denúncia contra o prefeito”, afirmou uma das fontes do CENSURA ZERO.

O relatório preliminar de Pia foi aprovado em reunião na quarta-feira (22/12), com o voto favorável também do presidente Simião. Cristiano Balanga faltou reunião e apresentou requerimento para impedir a apresentação do relatório, o que segundo fontes, já seria parte do “plano de bastidores para ‘melar’ a Comissão Processante”. Os questionamentos de Balanga foram rechaçados por Simião na reunião, antes da apresentação do relatório preliminar.

Os vereadores Kácio Mendes (vice-presidente da Mesa Diretora) e Cristiano Balanga (membro da Comissão Processante) são apontados como membros do movimento que articula a inviabilização dos trabalhos da comissão do impeachment na Câmara de São Mateus.

SUSPEIÇÃO

A suspeição da Mesa Diretora, da Secretaria Legislativa e da Superintendência da Câmara de São Mateus foi confirmada nesses primeiros dias de retorno de Daniel da Açaí à Prefeitura de São Mateus.

Na noite de quarta-feira (22), quando saiu a liminar do STJ, os vereadores Kacinho e Balanga, e o superintendente Francisco Amaro eram os mais entusiasmados na recepção feita por apoiadores na porta do Centro Administrativo da PMSM, no Bairro Carapina, que culminou com a invasão do prédio fora do expediente de funcionamento, inclusive com presença de um ex-subsecretário municipal, que tem ordem judicial para se manter afastado de órgãos públicos em São Mateus. Toda a movimentação foi registrada em live pela milícia digital (gabinete do ódio) que atua a serviço de Daniel.

Kacinho, Balanga e Amaro (este apresentando um êxtase atípico) chegaram a dar entrevistas para o gabinete do ódio, assim como Daniel Santana, que, na ocasião, anunciou as primeiras medidas que adotaria ao assumir no dia seguinte o Gabinete de Prefeito. Ciety não esteve presente, mas teve mensagem de “boas-vindas” ao Prefeito destacada na transmissão ao vivo.

O superintendente da Câmara de São Mateus, Francisco Amaro, estava entusiasmado na recepção a Daniel Santana na porta do Centro Administrativo da CMSM.

Na quinta-feira (23/12), Kacinho e Paulo Fundão apareceram ladeando Daniel em foto fazendo ‘joinha’, amplamente divulgada nas redes sociais do prefeito e da milícia digital, que atua no achincalhamento de vereadores da Comissão Processante e lançando dúvidas em várias postagens ao trabalho de investigação da Polícia Federal, da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal.

No mesmo dia, o secretário legislativo da Câmara Municipal, Valter Pigati, foi flagrado em selfie do gabinete do ódio acomodado à mesa de almoço de apoiadores do prefeito Daniel Santana. A foto teve ampla divulgação em grupos de WhatsApp e nas redes sociais.

Secretário legislativo da Câmara de São Mateus, Valter Pigati aparece em live do gabinete do ódio que atua a serviço de Daniel da Açai.

O OUTRO LADO

Por meio das secretarias de Comunicação da Prefeitura e da Câmara de São Mateus, o CENSURA ZERO tenta ouvir o prefeito Daniel Santana, os vereadores Paulo Fundão, Cristiano Balanga, Kacio Mendes, Ciety Cerqueira e Carlinho Simião, além do secretário legislativo da CMSM, Valter Pigati, e do superintendente da CMSM, Francisco Amaro. No entanto, devido ao feriado de Natal e o recesso administrativo nesses órgãos públicos, é possível que o atendimento às demandas da Reportagem sejam enviadas somente no dia 3 de janeiro de 2022.

No entanto, o CENSURA ZERO disponibiliza espaço para quaisquer esclarecimentos que os citados queiram fazer sobre o assunto abordado nesta reportagem.

NOTA DA REDAÇÃO:

Direção de Jornalismo e Conteúdo esclarece aos Leitores/Internautas e às Autoridades que o portal de notícias CENSURA ZERO, que exerce papel importante no combate a fake news e desinformação, seguirá informando, de forma correta e segura, os fatos públicos com relação à Política e à Administração Pública em São Mateus, dando a possibilidade do contraditório, conforme determinam os Princípios Editoriais do veículo de comunicação, com rigorosa observância à legislação e aos preceitos da Liberdade de Expressão com responsabilidade e à Liberdade de Imprensa.

VEJA TAMBÉM:

SÃO MATEUS – Daniel retorna 16 para 1º escalão, mas ainda não definiu nomes para 4 secretarias

NATAL DA VINGANÇA – Daniel exonera 16 secretários de Caffeu e deixa 290 comissionados sem emprego em São Mateus

VIDEO – Ao reassumir, prefeito Daniel não se desculpa, nega corrupção, cita Deus e confronta PF, CGU, MPF e Justiça Federal: “ação sem pé e sem cabeça”

SÃO MATEUS – Sumido, Daniel reaparece na porta da Prefeitura com vereadores e agregados em live do gabinete do ódio

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA