spot_imgspot_img

TOM POLÍTICO – Nova gestão já mostra diferença em São Mateus, mas precisa definir plano de ações prioritárias o quanto antes

POR EQUIPE CZ-318

A nova gestão pública de São Mateus, sob o comando do prefeito Marcus Batista, o Marcus da Cozivip (Podemos), acaba de completar um mês de atividades e já se observa a intenção de imprimir uma marca diferente dos dois mandatos desastrosos do ex-prefeito Daniel Santana, o Daniel das Festas (PDT).

-O recado ficou explícito logo no primeiro dia de 2025, quando, ainda antes ser empossado oficialmente no cargo de prefeito, Marcus da Cozivip gravou um vídeo junto a máquinas e trabalhadores da empresa terceirizada, dando início a um mutirão de limpeza em Guriri e na Sede de São Mateus, com o objetivo de avançar também para a zona rural do Município.

-De fato, a Cidade já não tem mais o aspecto de um lixão a céu aberto, que virou o ‘cartão de visitas’ do ex-Chefe do Executivo. Os bairro centrais já aparentam aspecto diferente daquele representado pelos matagais vistos a cada esquina.

-Vale ressaltar que o mutirão se estende também à iluminação pública, e a nova gestão vem fazendo um esforço para, literalmente, tirar alguns bairros da escuridão.

-O prefeito Marcus da Cozivip, que expressa boa articulação política, marca uma presença correta na mídia, comunicando-se muito mais -e melhor- do que seu antecessor. O uso positivo de suas redes sociais, demonstrando espontaneidade e boa vontade em participar das atividades da gestão, tem sido notado.

-Cabe destacar a presença relevante do atual Chefe do Executivo no Conselho Administrativo do consórcio Prodnorte, de fundamental importância no desenvolvimento integrado do norte capixaba. Marcus da Cozivip acaba de ser eleito vice-presidente da entidade, ao lado do presidente Marcos Guerra (prefeito de Jaguaré) e do secretário Lubiana Barrigueira (prefeito de Nova Venécia).

-Esse resgate do protagonismo de São Mateus no Prodnorte é muito importante e evidencia uma mudança de postura e prioridades de 360 graus do comando da Prefeitura, haja vista que o ex-prefeito Daniel Santana, por duas vezes, tentou retirar São Mateus do grupo de 12 municípios que lutam por projetos comuns de desenvolvimento sustentável e obras estruturantes regionais.

-Ao avaliar o primeiro mês de gestão, já com ações importantes voltadas para o desenvolvimento, o empreendedorismo, a cultura e a infraestrutura das escolas, nota-se que a Administração Municipal carece de um plano de ações básicas nos diversos setores a ser executado em curto e médio prazos, o que já começa a ser cobrado por alguns vereadores.

-As áreas de educação, saúde, assistência social, infraestrutura, abastecimento de água e defesa social, que movimentam muitos recursos, são mais demandadas em atividades de rotina da Comunidade Mateense e têm muitos gargalos deixados pela gestão pífia anterior, precisam de ações urgentes, precisam ter ações mais bem articuladas pela Administração Municipal com a Câmara de Vereadores, com ampla divulgação à sociedade.

-O anúncio desse plano de ações prioritárias seria um ato importante do prefeito Marcus da Cozivip no fechamento do primeiro mês de gestão. Mas ainda pode se feito nessa primeira quinzena de fevereiro, porque, circulando pelas ruas, ouvindo moradores e lideranças, é o que mais se espera do Prefeito e do Secretariado após esse ‘reconhecimento de terreno’ na Prefeitura de São Mateus.

-Nesse contexto, a Comunicação Social, cuja equipe ainda está em formação, é fundamental. As ações na área precisam ser reforçadas além das redes sociais do prefeito Marcus da Cozivip, com maior atenção aos veículos oficiais da PMSM, especialmente o site, e valorização da Imprensa Profissional, que atua com ética, seriedade e comprometimento com o papel social do Jornalismo.

-Isso reduz as brechas para a ação criminosa de criadores e propagadores de fake news (notícias falsas), fazendo as informações corretas e seguras chegarem primeiro aos Cidadãos Mateenses!

ESTÁ ESCRITO!

“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta” (John Galbraith, escritor e economista, foi assessor do ex-presidente dos EUA John Kennedy).

ESTÁ CANTADO!

Vamo acordar, vamo acordar
Cabeça erguida, olhar sincero
Tá com medo de quê? Nunca foi fácil
Junta os seus pedaços e desce pra arena
Mas lembre-se: Aconteça o que aconteça
Nada como um dia após o outro dia
” (Racionais MCs, na música Sou + Você, 2002)

CONTATO

O contato com a coluna TOM POLÍTICO e a EQUIPE CZ-318 pode ser feito pelo e-mail censurazeroes@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99914-9706.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

OUTROS DESTAQUES