Ninguém pode negar a força de vontade do prefeito Daniel Santana (sem partido) em resolver os sérios problemas de alagamentos que atingem a quase totalidade das ruas e avenidas de Guriri, com as fortes chuvas que caem em São Mateus. No entanto, os valões emergenciais improvisados pela gestão municipal não resolveram e até agravaram a situação dos moradores. Até por isso, o deputado estadual Freitas (PSB), que estava sendo muito cobrado a agir por ser morador da Ilha, entrou no circuito nessa segunda-feira (19/12).

“Fiz um apelo ao governador [Renato Casagrande]: que o Governo do Estado possa assumir o protagonismo, a liderança das ações para escoamento dos fortes alagamentos que tomam conta de quase totalidade do nosso querido balneário de Guriri. O governador do Estado ficou de avaliar; fará uma visita ao balneário de Guriri e tomará a decisão”, afirmou Freitas, em vídeo postado em suas redes sociais na noite desta segunda (19).

O deputado estadual acrescentou que, particularmente, diante do grande volume de água dos rios Cricaré e Mariricu, inviabilizando o trabalho para escoar os alagamentos em Guriri, sugeriu outra medida emergencial: “A minha sugestão é para que possa ser viabilizada a retirada de toda essa água do balneário através de bombeamento para o mar. São águas de chuvas, é numa única ocasião, uma ocasião muito adversa, de urgência e emergência, para acudir o nosso povo, para diminuir o sofrimento do nosso povo”.

Freitas reiterou que pediu ao governador Casagrande que “o Estado assuma o protagonismo e a liderança desse trabalho, com planejamento”, para se conseguir, no menor tempo possível, escoar as águas das ruas e avenidas de Guriri. “No meu entendimento e na minha visão, [o mar] é a saída que nós temos nesse momento de caos que nós vivemos no nosso balneário”.

PONTE DA PEDRA D’ÁGUA

No mesmo vídeo publicado, o deputado Freitas disse que, também nessa segunda-feira (19/12), fez um “apelo muito forte ao nosso governador Renato Casagrande” para restabelecer o tráfego na Rodovia Othovarino Duarte Santos.

“Uma equipe de engenharia do DER [Departamento de Edificações e Rodovias] esteve hoje [segunda, 19] na ponte do [Bairro] Areinha e fez um levantamento técnico. E ainda no dia de amanhã [terça,20] o DER estará trabalhando in loco até liberar a passagem na ligação de Guriri a São Mateus”, frisou.

Sem querer fazer alusão direta ao improviso emergencial mal sucedido do prefeito Daniel da Açaí, Freitas justificou a demora em agir na articulação para resolver os alagamentos em Guriri: “Depois de um mês de fortes e intensas chuvas, com grande volume de água, tendo saturado toda capacidade do nosso lençol freático e com tantos prejuízos, famílias desalojadas e desabrigadas, tem momentos em que também eu me sinto impotente, por a autonomia para determinadas ações”.

VEJA A ÍNTEGRA DO VÍDEO GRAVADO PELO DEPUTADO FREITAS: CLIQUE AQUI!

VEJA TAMBÉM:

SÃO MATEUS – Com situação 10 vezes pior do que em 2021, Daniel decretará calamidade por dois anos seguidos por causa das chuvas; entenda as medidas

RISCO ALTO EM SÃO MATEUS – Autoridades se unem para convencer moradores resistentes a deixar casas na Avenida Cricaré; veja fotos

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA