SÃO MATEUS – Com situação 10 vezes pior do que em 2021, Daniel decretará calamidade por dois anos seguidos por causa das chuvas; entenda as medidas

498

Membros do Comitê de Crise que atuam em decorrência das chuvas fortes em São Mateus confirmaram que o prefeito Daniel Santana decretará estado de calamidade pública nas próximas horas.

O Município está em situação de emergência desde 23 de novembro e a mudança, conforme as autoridades, possibilitará a adoção de medidas de maior impacto para as ações preventivas e de enfrentamento às consequências dos alagamentos e desmoronamentos de terras, bem como o atendimento a famílias desabrigadas e desalojadas.

EM 2021

Por coincidência, o prefeito Daniel também decretou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas em dezembro de 2021 em São Mateus. A assinatura do decreto ocorreu em 14 de janeiro de 2022, sucedendo à situação de emergência.

Na ocasião, Daniel havia acabado de retomar o comando da Prefeitura de São Mateus, depois de ser preso pela Polícia Federal e ficar três meses afastado pela Justiça Federal. Ele embasou a calamidade pública “no alto volume de chuvas ocorridas em dezembro de 2021”, sendo que os problemas enfrentados pela gestão não chegaram nem à décima parte do que é constatado até agora pela Coordenação Municipal da Defesa Civil.

Entre a Comunidade Mateense, houve estranheza e desconfiança sobre as intenções do prefeito, já que, sem transparência, ele assinou a contratação emergencial (sem licitação) de caminhões pipa e o único ato mais contundente foi apresentar o esboço de um projeto de mudança do ponto de captação de água bruta no Rio Cricaré, interceptando o governador Renato Casagrande numa visita que ele fazia ao Distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra. A proposta não saiu do papel.

Apesar da situação de calamidade pública no Município, na mesma semana, Daniel Santana passaria o fim de semana em Guriri, onde era realizada a programação esportiva de Verão.

EM 2022

Este ano, a situação é bastante diferente. Há cerca de um mês, São Mateus vem enfrentando problemas sérios por causa das chuvas fortes, especialmente os alagamentos da quase totalidade das ruas e avenidas de Guriri e o problema da encosta na Ladeira do Besouro.

Conforme dados oficiais, São Mateus tem ficado frequentemente entre os municípios com maior ocorrência de chuvas em todo o País.

No entanto, somente nesta segunda-feira (19/12), com a chegada de representantes estaduais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é que Daniel da Açaí passou a considerar a decretação de estado de calamidade pública.

VEJA TAMBÉM:

Em emergência, Daniel troca comando da Defesa Civil em São Mateus

Daniel decreta calamidade pública em São Mateus “por elevado volume de chuvas”; medida dispensa licitação para contratar serviços e obras

Mateenses reagem forte contra Daniel por causa de decreto de calamidade pública: ‘Vai roubar mais’, ‘palhaçada’, ‘que vergonha’, ‘cadê os vereadores?’, ‘abusos escancarados com nosso dinheiro’

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!