O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, afirma que a pré-candidata do partido a prefeita em São Mateus, Elisângela Nascimento, a Preta, é “uma pessoa democrática” e “bem articulada”. A declaração foi feita em entrevista ao CENSURA ZERO, referindo-se às características que cacifam Preta a uma possível confirmação da candidatura ao cargo de Chefe do Executivo no Município em 15 de novembro.
“A Preta é uma mulher valente, é uma guerreira. É uma mulher que chegou em São Mateus e conquistou o seu espaço. É uma pessoa democrática, bem articulada. São características importantes que a gente entende que o gestor deve ter: articulação, para poder conversar com as pessoas, trazer pessoas para o seu convívio”, enalteceu Gavini. Ele salienta que Preta tem “uma relação muito boa com os membros do partido em São Mateus e tem “uma relação interessante” com a Executiva Estadual.
Indagado sobre como o PSB Estadual vê o atual momento da pré-candidata Preta em São Mateus, com o incentivo da secretária estadual de Mulheres, a vice-governadora Jaqueline Moraes, Alberto Gavini destacou que o partido tem “o maior interesse na eleição de mulheres”, citando o fato de Jaqueline ter sido a primeira mulher negra a assumir o cargo de governadora [em exercício] do Espírito Santo: “É uma honra para nós, no nosso período de mandato, termos essa condição”.
ESTÍMULO A PRÉ-CANDIDATURAS FEMININAS
Na entrevista ao CENSURA ZERO, o socialista lembrou que o Espírito Santo ocupa a 27ª posição, sendo o último Estado em número de mulheres que ocupam cargos políticos no País, e é preciso mudar essa realidade.
“Nós estamos estimulando as pré-candidaturas femininas, a exemplo da Preta em São Mateus, da Sônia em Vila Valério, da Patrícia em São Roque do Canaã e por aí vai… Nós damos todo apoio às mulheres. Eu, como presidente, tenho dado força para que a Secretaria Estadual de Mulheres anime as mulheres a serem candidatas a vereadora e a prefeita”, afirmou Gavini. Ele afirma que, das mais de 1.200 pré-candidaturas do PSB no Espírito Santo, há 435 mulheres pré-candidatas a vereadoras: “É um número bastante significativo nesse momento difícil de se fazer política”.
Destacando a liderança do Freitas como presidente municipal do PSB, Alberto Gavini enfatizou a valorização da democracia no partido: “Até a convenção, os movimentos estão livres. É o caso da Preta. Ela está buscando o sonho dela, que é ser candidata a prefeita. Se ela vai ser ou se não vai ser, aí o tempo vai dizer. Mas nós estamos apostando que ela seja. Nós estamos dando todo o apoio. A Executiva Estadual está dando total apoio a todas as candidaturas do PSB, principalmente as pré-candidaturas femininas”.
IMPORTÂNCIA DE SÃO MATEUS
O presidente estadual do PSB destaca a importância de São Mateus como município estratégico na macrorregião composta pelo Norte do Espírito Santo, Leste de Minas Gerais e Sul da Bahia, e também do ponto de vista político-partidário.
“A gente entende que São Mateus precisa de voltar aos bons tempos. São Mateus precisa retomar o seu desenvolvimento. A candidatura que a gente apoiar precisa ter esse compromisso de cuidar do desenvolvimento local, equilibrado, cuidar das pessoas, da saúde, da educação, da segurança, da área social, da geração de empregos e renda, cuidar dos pequenos negócios. Que tenha compromisso com o Povo de São Mateus, com políticas públicas que possam efetivamente trazer a melhoria da qualidade de vida da população. O PSB é um partido que quer governar com quem quer fazer bem ao povo”, afirmou Alberto Gavini.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA