ELEIÇÕES 2024 – Marília Silveira ‘turbina’ Instagram para divulgar pré-candidatura a prefeita de São Mateus pelo MDB, mas curtidas em post com Daniel e Marcelo Santos revelam compra de seguidores como ‘negócio das arábias e das índias’: Palla Kumar Ravi, Uzair Mohammed, Binita Kumari, Abdalla Ali Ibrahim, Mdosama Ansari, Rohi Misra, Dragesha Durage, Krishna Kumar, Mishra Manshi, Golla Govinda e centenas de muitos outros perfis (fictícios ou reais)

A apresentação de pré-candidaturas a prefeito(a) em São Mateus e a ânsia dos nomes já declarados em se potencializarem nas articulações, servindo-se da visibilidade dada pelas redes sociais, estão produzindo situações inusitadas e de pouca transparência com o Eleitor. É o que pode ser constatado em ações da secretária municipal de Educação, Marília Silveira (MDB), que tem lutado para se firmar como o nome a ser apoiado pelo prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), e por lideranças políticas que dão sustentação à contestada (e sofrível) gestão atual.

Marília, que até bem pouco tempo, tinha menos de 3 mil seguidores em seu perfil de Instagram, mesmo com diversos posts diários destacando fotos de suas atividades como secretária de Educação, com servidores da área e pessoas da Comunidade Mateense, saltou para os atuais 7.596 seguidores, conforme registrado neste domingo (10/12).

Mas os dados comprovam que, se não quiser mais disputar a Prefeitura de São Mateus, Marília Silveira poderia ver meios de se credenciar a concorrer a cargo eletivo em algum país de língua árabe, como a Arábia Saudita, ou na Índia. Isso porque grande parte dos seus seguidores atualmente é desses lugares, sendo perfis fictícios e reais.

A situação fica evidenciada, por exemplo, em post recente de Marília Silveira, no qual aparece em foto ladeada pelo prefeito Daniel da Açaí e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos, fazendo referência à cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, na qual o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes em 32 municípios, incluindo São Mateus.

Até a manhã deste domingo (10/12), o post estratégico da pré-candidatura de Marília reunia 482 curtidas no perfil de Instagram. Sinônimo de sucesso da pupila de Daniel nas redes sociais? Nem tanto. E que esse número de internautas que aprovaram a postagem revela o artifício da compra de seguidores, algo comum atualmente nesse meio, com anúncios patrocinadores aparecendo nos feeds dos usuários a todo momento.

É possível, por exemplo, comprar 5 mil seguidores pagando um valor de R$ 35,00; ou 200 mil seguidores por R$ 650,00 [vide exemplos de empresas abaixo].

No caso de Marília, a ‘turbinada’ de seu perfil @mariliasilveira.sm no Instagram pode ser entendido como um ‘negócio das arábias e das índias’, a julgar pelos novos seguidores dela: Palla Kumar Ravi, Uzair Mohammed, Binita Kumari, Abdalla Ali Ibrahim, Mdosama Ansari, Rohi Misra, Dragesha Durage, Krishna Kumar, Mishra Manshi, Golla Govinda e muitos outros.

Boa parte dos internautas já desvendou o artifício em busca de engajamento nas redes sociais adotada pela pré-candidata a prefeita Marília Silveira. Muito adotada por celebridades, a tática, por certo, não aufere credibilidade ao perfil de quem adere, especialmente a agentes políticos.

A pauta foi sugerida ao CENSURA ZERO por um internauta, que enviou diversos prints de curtidas nas quais esses seguidores comprados aparecem em maior número do que os reais e identificáveis como moradores de São Mateus e do Espírito Santo.

Veja abaixo exemplo de duas empresas que atuam com a venda de seguidores de Instagram – wellysonborg e studiopropaga:

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para que, caso queira, a secretária municipal de Educação Marília Silveira faça esclarecimentos sobre o assunto abordado nesta reportagem.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

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