Quebrando o silêncio sobre os motivos da licença sem vencimentos que tirou a partir do dia 1º de julho, com duração inicial de 60 dias, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), tornou pública a sua intenção de renunciar no dia 2 de abril de 2026 e passar o cargo, definitivamente, para o vice-prefeito Wanderson Melgaço (PSB), com o objetivo de se dedicar ao processo eleitoral.

Nesse primeiro momento, a licença de 60 dias tem a finalidade da realização de exames gerais de saúde (check-up), o que não foi feito ao longo dos quatro anos de seu primeiro mandato (2021-2024), quando sequer tirou férias.

“São exames de rotina, de controle, também me preparando para o processo que quero experimentar a partir de abril do ano que vem, quando vou renunciar ao mandato e passar o cargo em definitivo para o vice-prefeito Wanderson e ficar livre para atuar no processo eleitoral”, disse Enivaldo.

O prefeito acrescentou que esteve com o governador Renato Casagrande na sexta-feira (4/07), quando reafirmou sua intenção de disputar uma vaga no Senado nas Eleições 2026, ao final dos mandatos de Fabiano Contarato e Marcos do Val.

“Vou ficar livre para organizar as chapas. Vou analisar a questão dos partidos, os espaços, pois minha disposição é ser candidato ao Senado com base no entendimento de uma candidatura que se propõe a unir os municípios, quero ser um senador municipalista, para defender os gestores municipais”, destacou.

Segundo Enivaldo, há uma pauta em aberto para ser largamente discutida em nível nacional, que é a legislação desconectada da realidade dos municípios: “Os ordenadores de despesas municipais atuam com a faca no pescoço, porque as regras dos burocratas não consideram que as prefeituras são pronto-socorros que precisam dar resposta imediata à população, muitas vezes em situações não previstas no orçamento”.

História política

O prefeito de Barra de São Francisco considera que sua história política o credencia a pleitear uma cadeira no Senado: “Tenho três mandatos de prefeito, cinco de deputado estadual, fui secretário de Estado, conselheiro do Tribunal de Contas. Tenho experiência e vivência para defender no Senado as pautas necessárias aos municípios. Serei um candidato genuinamente do interior, que entende as dores de quem administra os municípios”.

Tudo isso, segundo Enivaldo, foi comunicado ao governador Casagrande na visita da semana passada, em companhia do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB).

“Naturalmente, vou ouvir o nosso grupo político, mas isso já vem sendo construído desde a reeleição, quando escolhemos o Wanderson como vice. Vou me dedicar ao processo político para angariar força no Norte e Noroeste, mas também vou visitar o Sul do Estado e a região serrana, e vou conversar muito com as lideranças da região metropolitana. Serei um soldado a serviço da eleição do Ricardo (Ferraço) a governador, de nossa chapa de deputados, do Renato (Casagrande) para o Senado, e vou pedir o segundo voto de senador”, destacou Enivaldo dos Anjos.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM DE ENIVALDO DOS ANJOS