ELEIÇÕES EM SÃO MATEUS – Carlinhos Lyrio (REP) dispara na liderança entre os pré-candidatos aptos na disputa a Prefeito; mesmo inelegível, Amadeu (MDB) se destaca na Pesquisa Perfil; veja os dados

O Instituto Perfil publicou no início da tarde desta terça-feira (7/05) a primeira pesquisa registrada para a disputa a prefeito de São Mateus nas Eleições 2024. O levantamento foi feito a pedido do jornal online ES Hoje, da Grande Vitória.

Sete cenários foram estimulados pelo Instituto Perfil durante estudo sobre as intenções de votos dos eleitores da Cidade. Isso porque há grupos políticos que avaliam o cenário para a construção de alianças, um ex-prefeito está inelegível mas se articula para ter condições de disputar o pleito e o PDT apresenta dois nomes como pré-candidatos.

No primeiro cenário, levando em consideração todos os nomes, o ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB) destaca-se com 30,95% da preferência dos que responderam à pesquisa; seguido por Carlinhos Lyrio (Republicanos), com 20,39%. Os maiores percentuais, em seguida, são dos que sequer sabem em quem votariam – indecisos – 11,9% e dos que afirmaram que, se as eleições municipais fossem hoje, votariam em branco ou nulo: 10,86%.

Dos pré-candidatos que já manifestaram interesse na disputa a prefeito ou são cogitados nos bastidores políticos, aparecem Marcus Cozivip (Podemos – 8,18%), Freitas (PSB – 6,55%), Ferreira Júnior (Rede – 4,76%), Nilis Catsberg (PL – 2,38%) e Paulo Fundão (União Brasil – 1,34%). Com percentual menor que 1% estão Henrique e Marília (0,74%), ambos do PDT/ Clébson Bazoni (PSDB/Cidadania) e Zenilza de Pauli (PT, PV e PCdoB) com 0,6%.

No segundo cenário, reduzindo a lista de 11 para 7 nomes, Amadeu e Carlinhos seguem à frente, com 35,57% e 23,07%, respectivamente. Neste caso, não foram incluídos Freitas, Ferreira Júnior, Paulo Fundão e Clebson Bazoni.

Desta maneira, Marcus da Cozivip chega a 8,33%, Nilis alcança 2,98%, Marília Silveira 1,34%, Zenilza 1,04% e, na última posição, Henrique Folador (0,89%). Neste segundo cenário, o percentual de indecisos chega a 13,69%, empatado com brancos e nulos – 13,1%.

Carlinhos dispara sem Amadeu

No terceiro cenário da pesquisa do Instituto Perfil, sem a participação de Amadeu Boroto, o pré-candidato Carlinhos Lírio dispara. Incluindo Freitas na lista, o republicano chega a 27,53%, seguido Marcus Cozivip, com 14,14%, e Freitas (PSB), com 12,8%.

Os nomes do PDT, Marília Silveira e Henrique Follador, aproximam-se ainda mais um do outro, com 1,79% e 1,64%, respectivamente; mas ficam atrás do bolsonarista Nilis Catsberg com 3,27%, e à frente da petista Zenilza, com 1,04%. Os indecisos representam 21,43% e o percentual de intenções de votos brancos e nulos alcança 16,37%.

No quarto cenário, sem Amadeu Boroto e com a inclusão do nome de Paulo Fundão, Carlinhos Lyrio segue na frente. O republicano alcança 28,27% das intenções de votos, seguido por Nilis Castberg, com 3,27%.

No quinto cenário, com Bazoninho, Carlinhos Lyrio sobe para 29,76% das intenções de votos. Ele fica na frente de Marcus (17,71%).

No sexto cenário, os nomes de Carlinhos e Marcus da Cozivip sofrem pequena queda quando incluído o nome de Ferreira Júnior, que apresenta 4,46% de intenções de votos. Neste caso, o republicano chega a 28,57% e o pré-candidato do Podemos alcança 16,37%.

Carlinhos, Marcus da Cozivip e Amadeu

No sétimo cenário da pesquisa do Instituto Perfil, os eleitores apontaram que se a disputa fosse entre Carlinhos Lyrio, Marcus da Cozivip e Amadeu Boroto, o emedebista venceria com 32,14% dos votos. Nesse cenário, o pré-candidato do Republicanos alcança um percentual de 24,85%, e o pré-candidato do Podemos tem 13,69%. Não responderam ou não souberam 15,18% dos eleitores, e 14,14% votariam branco ou nulo.

Dados da pesquisa

A pesquisa do Instituto Perfil, a pedido do jornal online ES Hoje, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) sob o número 05890/2024. Foram entrevistados 672 eleitores nos dias 2 e 3 de maio. A margem de erro é de 3,8% – para mais ou para menos – e o grau de confiança de 95%.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!