FAKE NEWS – Polícia desmente venda de carne de urubu como se fosse galinha; site que assessora Prefeito de São Mateus publicou notícia falsa

2305

A polícia de Manaus, capital do Estado do Amazonas, desmentiu uma fake news que passou a circular nas redes sociais sobre venda de carne de urubu como se fosse galinha ao custo de R$ 5 o quilo. Em São Mateus, o site Portal Boca no Trombone, que assessora o prefeito Daniel Santana, publicou e, ainda, compartilhou a notícia falsa nas redes sociais.

A identificação do boato pela polícia amazonense ocorreu na fonte, num blog sensacionalista com o sugestivo nome de ‘Abutre’, especializado em propagar mentiras para atrair curtidas. Para tentar conferir veracidade ao boato, os irresponsáveis fizeram uma fotomontagem com imagens antigas, de baixa resolução, retiradas da internet em 2016. Numa delas tem cabeças de urubu, também de postagem antiga.

“Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam em tais boatos, mesmo sabendo que as informações não apresentam supostos pontos de venda, eventuais vendedores e contém grosseiros erros na escrita”, assinalou o agente de saúde Dermeval Santiago Lima, de Manaus-AM. “O que não falta em Manaus é galinha caipira de verdade”, destacou ao site Sudoeste Digital.

Dermeval Lima observou que um fato dessa natureza, certamente, teria repercussão nacional e seria divulgado pelos grandes sites, por se tratar de “suposto crime contra a saúde pública”. Ele reforçou as recomendações da Polícia para que as pessoas pesquisem em sites de credibilidade antes de propagarem notícias como essas, evitando cometer crimes.

Site que assessora o prefeito de São Mateus-ES, Daniel Santana, publicou e compartilhou a fake news, desmentida pela Polícia de Manaus-AM.

SITE ESPECIALISTA TAMBÉM DESMENTIU

O site Boatos.com, especialista em comprovar notícias falsas publicadas na internet e nas redes sociais, confirmou a fraude na postagem.

No texto original que circula na internet e em sites sensacionalistas, como o Portal Boca no Trombone, em São Mateus, o autor comete diversos erros ortográficos, de concordância e acentuação.

VEJA A POSTAGEM ORIGINAL DA FAKE NEWS:

“Manaus – Mercado de carnes de Urubu, circula pela capital amazonense.

Comercio (sic) clandestino de carne de Urubu dizendo que é de galinha caipira, segundo informações os animais são capturados com linha de pesca e anzóis com isca, depois são tratados e embalados e passam a ser vendidos nas ruas de Manaus.

O preço é 5 reais a unidade, pessoas vitimas da malandragem e do golpe e alertam a população a ter cuidado, se oferecerem galinha caipira, cuidado! Você pode estar comprando carne de Urubu“.

Até 21h30 deste domingo (5/01), o Portal Boca no Trombone, que assessora o prefeito Daniel Santana, mantinha a fake news publicada. Nas redes sociais, internautas chegaram a protestar contra a atitude.

A publicação da notícia falsa foi compartilhada em página do Facebook pertencente ao Portal Boca no Trombone.
Um internauta chegou a protestar contra a publicação da fake news pelo dono do Portal Boca no Trombone, que assessora o prefeito de São Mateus-ES, Daniel Santana.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!