![](http://censurazero.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Adriana-Barbosa-2.jpeg)
POR ADRIANA BARBOSA*
Como sabemos, uma empresa é composta por pessoas diferentes, com cargos e funções diferentes e com diversos níveis hierárquicos. Este grupo de pessoas está em constante interação e esta interação é feita através de uma comunicação intensa.
O fato é que a comunicação nem sempre é um sucesso nas organizações. Mas é bom lembrar que a comunicação é a transferência de informação entre as pessoas. É impossível uma empresa sobreviver sem a comunicação, pois é este fator que integra todas as partes de uma organização.
Ocorre que a comunicação entre as partes pode sofrer interferências e alterações de acordo com a pessoa que emite ou recebe a informação, podendo inclusive desencadear problemas para a organização. Isto pode ocorrer exatamente porque as pessoas são diferentes, possuem seus valores pessoais, suas motivações, seus sonhos e suas próprias percepções.
Cada pessoa tem um filtro, que codifica a informação recebida e condiciona a aceitação. Ou seja, o que informamos pode ter diferentes percepções dependendo de quem recebe. É importante analisar a comunicação e como pode ser melhorada junto aos colaboradores, aperfeiçoando cada vez mais os processos.
Comunicar é passar informações, mas também é saber ouvir e ver. Esta parceria de enviar, receber, ouvir e ver informações é o canal mais adequado para melhorar substancialmente a motivação dos colaboradores. No dia a dia é importante harmonizar a convivência por meio da comunicação fazendo com que cada um na organização seja a melhor pessoa que pode ser.
Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito (Claudia Belucci).
…
*Adriana Barbosa é Coach e Palestrante Motivacional, Diretora da Ame Coaching. Contato: (27) 99634-7610
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA
![](https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif)