Cumprindo a convocação feita no fim de semana, os pais de alunos realizaram uma manifestação no início da manhã desta segunda-feira (16/05), na Escola de Ensino Fundamental (Emef) Ouro Negro, em Guriri, cobrando providências da Prefeitura de São Mateus quanto aos recentes registros de irregularidades no estabelecimento de ensino, incluindo casos de agressão e racismo. O prefeito Daniel Santana optou por trocar a diretora da escola.
Conforme decretos assinados pelo prefeito Daniel, com datas desta terça-feira (16/05), a então diretora Olga Souza Batista foi exonerada e houve a nomeação de Maristela Salvador para a função.
Participaram da reunião com os pais de alunos e a Direção da escola a superintendente governamental Simone Cassini, representando o prefeito Daniel da Açaí; a secretária municipal de Educação, Luciana Costa; o subsecretário de Educação Felipe Santos; e outros representantes da Prefeitura.
Conforme informou o CENSURA ZERO em reportagem publicada no sábado (14/05), a mãe de um aluno registrou boletim de ocorrência, denunciando agressão sofrida pelo filho durante o recreio na quarta-feira (11/05). Ela relatou que recorreu à então diretora da escola, que não tomou providências sobre o assunto. Uma coordenadora também foi acusada de negligência.
Outro registro grave foi um caso de racismo denunciado pela mãe de uma aluna nas redes sociais, que seria sido cometido por uma professora. Também nesse caso, ocorrido em 27 de abril, a direção anterior não tomou providências.
A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Educação, acompanhará junto a nova diretora Maristela Salvadora a apuração desses casos.
VEJA TAMBÉM:
–Denúncia à polícia faz prefeito Daniel apurar casos de agressão e racismo em escola de São Mateus
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA