Perfil criminoso do Facebook cria e compartilha posts a favor do prefeito Daniel e de blogueiro assessor dele; veja e avalie!

1259

Um perfil do Facebook criador de notícias falsas (fake news) sobre cidadãos de bem, empresários e autoridades está sendo investigado pela Polícia Civil pela prática criminosa reiterada nas redes sociais. Com o nome impostor de ‘Pedro Damascena’, o perfil já coleciona uma grande relação de vítimas, incluindo o advogado Paulo Fundão; o vereador Carlos Alberto Gomes Alves; o presidente da Câmara de São Mateus, Jorginho Cabeção; o presidente da Câmara de Conceição da Barra, Mateusinho Vasconcelos; o deputado estadual Freitas; o empresário Natan Beltrame; e o ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, entre outros.

Por outro lado, o perfil criminoso mostra-se favorável ao prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o Daniel da Açaí (PSDB), e a um blogueiro assessor de comunicação dele, que responde a inúmeros processos por calúnia, difamação, injúria, racismo e discriminação/intolerância religiosa na Justiça do Espírito Santo. Este aspecto pode ser constatado em posts originais e posts compartilhados de materiais que enaltecem Daniel da Açaí e divulgam suas ações como prefeito.

Há posts até de adesão à campanha #FicaDaniel, utilizando a charge criada por assessores de comunicação dele e amplamente compartilhada por apoiadores e até secretários municipais. A origem dos diversos posts compartilhados pelo perfil criminoso são o site, o perfil de Facebook e páginas pertencentes ao blogueiro assessor de Daniel da Açaí, como comprovam as reproduções anexas.

INFORMAÇÕES COMPROVADAMENTE FALSAS

O CENSURA ZERO constatou que o perfil impostor do Facebook reúne diversas informações comprovadamente falsas: diz que se trata de funcionário da Prefeitura de São Mateus, frequentou a Escola Estadual Ceciliano Abel de Almeida, é formado na Faculdade Vale do Cricaré (FVC), é morador do Km 35 – zona rural de São Mateus. Outro fato criminoso é o uso ilegal de fotos de um jovem, de identificação desconhecida, para compor o perfil impostor com o nome de Pedro Damascena.

Os posts mais recentes são referentes ao prefeito Daniel Santana. Os dois são compartilhamentos de notícias do Portal Boca no Trombone, pertencente ao blogueiro assessor do prefeito de São Mateus.

Um deles cita o retorno do Daniel da Açaí de Brasília, depois de tratar junto com o advogado da preparação de sua defesa em recurso especial eleitoral que deve voltar, nos próximos dias, à pauta de julgamento no TSE. O outro é sobre a inauguração de uma quadra poliesportiva neste sábado (19/10), no Distrito de Nestor Gomes.

VEJA AS REPRODUÇÕES DO PERFIL CRIMINOSO ‘PEDRO DAMASCENA’ NO FACEBOOK:

ATENÇÃO!!!

A Direção de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO solicita aos internautas leitores desta reportagem que enviem denúncias sobre quem pode estar por trás das postagens do perfil impostor Pedro Damascena para o seguinte e-mail: censurazeroes@gmail.com .

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!