A Prefeitura da Serra intensifica as ações de enfrentamento às consequências do novo coronavírus no Município. Entre as diversas ações realizadas, foi publicada na quinta-feira (30/04) a portaria que institui o Sistema de Comando de Operações (SCO-COVID-19) no âmbito da Defesa Civil Municipal. 

“O sistema foi implantado devido à necessidade de um trabalho conjunto de diversas áreas para dar respostas coordenadas e articuladas para o enfrentamento da Covid-19”, destaca a Secretaria Municipal de Comunicação.

Compõem o sistema representantes da Defesa Civil Municipal, do Departamento de Operações de Trânsito, do Departamento de Segurança Patrimonial e Salvamar, da Guarda Civil Municipal e do Centro de Controle Operacional de Videomonitoramento.

ATRIBUIÇÕES

Segundo a Secom-PMS, o Sistema de Comando de Operações Covid-19 terá como atribuições, entre outras coisas, atuar na coordenação e execução das atividades da Secretaria de Defesa Social no enfrentamento ao novo coronavírus; apoiar as ações municipais em atividades que envolvem a distribuição de benefícios à população em risco social e vulnerabilidade, como distribuição de cestas básicas, kit limpeza, kit merenda, máscaras de proteção individual, dentre outros.

O gabinete criado também atuará preventivamente nos equipamentos públicos de saúde de pronto atendimento e de referência no tratamento aos casos suspeitos de Covid-19, para garantir a ordem e segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. 

A portaria é válida enquanto durar o Estado de Calamidade em Saúde Pública em decorrência da Pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

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