Preta viabiliza reunião do Incaper com produtores de aroeira do Nativo em luta por certificação do óleo e subprodutos

402

Na função de assessora do senador Marcos do Val, Elisângela Nascimento, a Preta, viabilizou uma importante reunião do diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, o Antônio da Emater, com produtores de aroeira do Nativo de Barra Nova, Distrito de São Mateus.  O objetivo do encontro realizado quinta-feira (25/06) foi viabilizar o fortalecimento da Associação Estadual de Produtores de Aroeira, cujo cultivo se expande no norte capixaba e em outras regiões do Espírito Santo.

Preta e Antônio Machado, acompanhado da bióloga do Incaper Fabiana Gomes Ruas (que assessora os produtores), foram recebidos pelo presidente da Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa), Reginaldo Castro; e dos associados Eliane Balke (responsável pelas instalações experimentais) e Jerônimo Coutinho (presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais).

A associação, reativada depois de algum tempo de inatividade, tem cerca de 40 produtores de aroeira, sendo uma referência para todo o Brasil. Mas na comunidade do Nativo a grande maioria das famílias é envolvida com a chamada pimenta rosa. A biológa Fabiana frisa que os produtores da comunidade já dominam o manejo da planta e atuam na produção de mudas clonais. O objetivo, agora, é avançar na agregação de valor e beneficiar produtos, como o óleo e mel de aroeira, além de subprodutos do óleo, como o hidrolato e o álcool, entre outros.

O diretor-presidente Antônio Machado destaca que as atividades estão dentro da função do Incaper quanto ao fortalecimento da agricultura familiar e dar qualidade de vida às famílias do campo: “O Governo do Estado tem dado condições, através da Secretaria da Agricultura, de a gente incentivar essas atividades. Saímos daqui com uma ótima impressão e deve ser elaborado o projeto, e nós vamos lutar no Governo do Estado e no Governo Federal, com o Ministério da Agricultura, auxiliá-los na busca de recursos para o beneficiamento desses produtos, para agregar valor e segurá-los no campo”.

PARCERIA DO SENADOR MARCOS DO VAL

Preta mostrou-se “muito feliz” com a presença do diretor-presidente do Incaper no Nativo de Barra Nova, destacando que o fato ocorria pela primeira vez na história da comunidade. “A associação é formada por pessoas trabalhadoras que estão lutando por sua fonte de renda, estão buscando uma alternativa aos pescadores e até catadores de caranguejo, que foram muito prejudicados com a tragédia de Mariana-MG. Hoje a aroeira traz esperança. E, enquanto assessora do senador Marcos do Val, fico feliz de estar prestando esse serviço para a gente levar adiante esse projeto tão importante”, afirmou Preta.

Ela disse que o senador assegurou que participará de todas as etapas para a certificação dos produtos, que inclui também a parceria para a implantação da unidade de beneficiamento de aroeira a ser sediada no Nativo de Barra Nova. Ela listou que além do óleo, a associação já faz experimentos com aroeira na produção de álcool, xampu, sal e até cerveja.

“A gente tem grande satisfação de ver a oportunidade de empreendedorismo no futuro, para as mulheres e para as famílias. Se der capacitação para essas pessoas, elas vão continuar tendo a sua fonte de renda com sua força de trabalho, garra e determinação que eles têm para tocar esse projeto, que já está no meio do caminho e hoje precisa da nossa colaboração para os passos seguintes”, destacou a assessora Preta, lembrando o pioneirismo de São Mateus no cultivo e no manejo da aroeira.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | CRÉDITO: ASCOM PRETA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!