O presidente da Executiva Municipal do PSB em São Mateus, o ex-deputado Freitas, afirma que é legítima a pré-candidatura a Prefeita de Elisângela Cristina do Nascimento, a Preta. Líder do movimento partidário Mulheres Socialistas, Preta articula interna e externamente o seu projeto com vistas às Eleições Municipais 2020, que tem alcançado grande receptividade na Comunidade Mateense e junto a lideranças políticas.
“É legítimo o movimento dela, e o partido permite a legitimidade da liderança das pessoas, dos seus membros. Com isso, estou dizendo que o movimento nasceu dela, e ela tem legitimidade para isso”, destacou Freitas em entrevista ao CENSURA ZERO, enaltecendo a atuação de Preta na militância socialista também em níveis estadual e nacional.
Atuando como Assessor Especial da Casa Civil, Freitas destaca que o PSB acredita e valoriza os movimentos sociais, como o Movimento Popular Socialista (MPS), Juventude Socialista Brasileira (JSB), Negritude Socialista Brasileira (NSB) e, especialmente, Mulheres Socialistas, “do qual a Elisângela Nascimento, a Preta, faz parte em nível estadual e em nível nacional do partido”.
VICE-GOVERNADORA JAQUELINE MORAES
O ex-deputado enaltece a liderança da vice-governadora Jaqueline Moraes, uma das incentivadoras da pré-candidatura de Preta: “Jaqueline é um modelo, uma referência no Estado do Espírito Santo, que vem lançando muitos projetos de políticas públicas para as mulheres, a partir do protagonismo da vice-governadora Jaqueline. E ela tem liderança para mobilizar as mulheres do partido”.
Em recente reportagem do CENSURA ZERO, Freitas disse que o PSB define internamente e com outros partidos nome de consenso para a disputa a Prefeitura de São Mateus. Ele reafirmou a legitimidade dos filiados colocarem seus nomes e buscarem o apoio da sociedade mateense.
“É muito pertinente, é muito legítimo, que a Preta faça esse movimento como pré-candidata a Prefeita. Por que não, ela tornar claro o projeto dela? É digno de louvor. Por que não colocar o projeto para sentir a aceitação da sociedade como um todo?”, afirmou o presidente municipal do PSB, citando também o trabalho social de Preta com o S.O.S. Mulheres, associação privada que atua no apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual, assegurando direitos e assistência social.
Elisângela Nascimento, a Preta, já assessorou o ex-deputado estadual Freitas e, atualmente, é assessora do senador Marcos do Val, que, assim como a vice-governador Jaqueline Moraes, já declarou apoio á pré-candidatura da militante socialista à Prefeitura de São Mateus.
PANDEMIA E ARTICULAÇÕES POLÍTICAS
Envolvido nas ações do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia da covid-19, Freitas estima que o debate em torno das Eleições 2020 será possível após a superação do quadro grave atual.
“Nós precisamos ter clareza da data da eleição. Não está certo se fica em 4 de outubro, e também não está certo que vai mudar. O que a gente tem de perspectiva clara, porque foi a fala do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, é de que a eleição deverá acontecer este ano. Existiu sugestão de que fosse cancelada, e ele bateu o martelo de que não cancela; mesmo que aconteça em dezembro, ela vai acontecer este ano”, salientou.
Freitas afirma que as articulações devem se intensificar a partir do momento da realização das convenções e do registro das candidaturas: “Isso sugere que a participação seja mais efetiva, mais intensa. Mesmo se não pudermos nos reunir presencialmente, mas aí vêm as salas de reunião online. Essas datas são fundamentais para que a gente intensifique o movimento para as eleições”.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA