SÃO MATEUS – No Dia da Consciência Negra, Casagrande libera R$ 10 milhões para revitalização do Porto Histórico

O governador Renato Casagrande esteve em São Mateus, nesta segunda-feira (20/11), para a solenidade de transferência simbólica da Capital do Estado para o Município, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Durante a cerimônia, Casagrande assinou a ordem de serviço para obras de requalificação urbana do Sítio Histórico de São Mateus. O investimento do Governo do Estado na obra é de cerca de R$ 10 milhões.

“É um importante resgate dessa área histórica e cultural. Histórica, pois tem uma arquitetura belíssima, onde faremos o projeto de restauração do Casario. Esse local é também de muita tristeza para o nosso país, um dos últimos do Brasil abolir o comércio de seres humanos e precisamos nos lembrar disso, pois temos a necessidade de políticas públicas e resgatar direitos da população negra. Não temos orgulho deste fato, mas por isso estamos com a Secretaria de Mulheres em parceria com a Prefeitura, promovendo uma série de ações. Vamos seguir lutando para fazer justiça para a população que vive neste local”, destacou Casagrande.

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Em parceria com a Prefeitura de São Mateus, a Secretaria das Mulheres (SESM) deu início a campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres com a ação “Nossos Dias de Luta – Neném Preta”.

A programação ofereceu serviços de saúde, roda de conversa, apresentação cultural e promoveu a feira afro-empreendedora. O evento homenageou Maria D’Ajuda, a “Neném Preta”, mulher negra que viveu em São Mateus, enfrentou desafios e se tornou uma referência na comunidade, acolhendo mulheres, resistindo contra violências e preservando Porto de São Mateus.

“Internacionalmente, a campanha se inicia no dia 25 de novembro, entretanto, a SESM antecipou a campanha, tendo em vista que a violência não atinge todas as mulheres da mesma forma, sendo as pretas e pardas as mais atingidas. Neste sentido, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a promoção dos 21 dias de ativismo enfatiza o combate à violência contra as mulheres negras ao iniciar a campanha no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no país”, explicou Jacqueline Moraes, secretária de Estado das Mulheres.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA


spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!