O CENSURA ZERO transmite ao vivo, nesta terça-feira (1º/02), a partir das 14h30, a sessão solene de posse da suplente do PSB Elisângela Nascimento, a Preta, como vereadora na Câmara de São Mateus. Ela assumirá a vaga de Roberto Pedro de Assis, o Robertinho, que está preso há cerca de 40 dias, sob acusação de estupro de vulnerável. Em seguida, será transmitida a sessão ordinária do Legislativo, a partir das 15h, também pelo canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/CensuraZero) e fanpage CENSURA ZERO (https://www.facebook.com/censurazeroes), além do perfil do jornalista André Oliveira (https://www.facebook.com/andreoliveira.jornalista1).

Preta fez um movimento como pré-candidata a prefeita nas Eleições 2020, mas acabou não tendo a candidatura confirmada na Convenção Municipal do PSB, que deixou aberta a definição sobre chapa majoritária. Posteriormente, houve a confirmação do nome de Dr. Ronaldo Thomazini como candidato do PSB a vice-prefeito na chapa encabeçada por Ferreira Júnior (Solidariedade). A Coligação coligação ‘O Novo, a Força e o Progresso’ (Solidariedade, PSB, Pros e Patriota) ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral, com 8.564 votos (14,93% dos votos válidos).

Preta confirmou seu nome como candidata a vereadora, junto com outros oito candidatos(as). No total, a chapa proporcional do PSB obteve 3.179 votos, elegendo Robertinho de Assis (1.400 votos). Ficaram na suplência Preta (473 votos), que assumirá hoje o mandato, e Marconinho (358 votos).

VÍDEO POLÊMICO

Por conta de problemas internos com a cúpula municipal do PSB, Preta fez uma campanha a vereador descolada da chapa majoritária Ferreira Júnior-Dr. Thomazini. À frente da coordenação municipal do movimento Mulheres Socialistas Brasileiras (MSB), à época, ela obteve o apoio da vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB), coordenadora estadual, e da direção nacional do segmento.

Ao final da votação, em 15 de novembro de 2020, Preta foi filmada abraçada com Daniel Santana, o Daniel da Açaí (então no PSDB), participando da comemoração da reeleição do prefeito, o que gerou muita polêmica no meio político em São Mateus.

Daniel afirmou que Preta havia sido “traída na última hora” e ela discursou como porta-voz da vice-governadora Jacqueline Moraes: “Nossa vice-governadora te manda um abraço e disse assim: ‘Daniel, faça o melhor por São Mateus; você tem que sair de São Mateus, nos seus quatro anos, como o melhor prefeito dessa Cidade! E nós vamos ajudar você'”.

Preta exercia o cargo de assessora do senador Marcos Do Val (Podemos) e se licenciou para a assumir a vereança.

VEJA O VÍDEO:

Elisângela Nascimento segue rompida com a Executiva Municipal do PSB, que foi renovada recentemente, composta por Sidcley Ribeiro (presidente), Vanete Miguel (vice-presidente) e Deputado Freitas (secretário-geral).

Preta não reconheceu a nova composição da coordenação municipal das Mulheres Socialistas, que tem à frente Geruza Souza, conforme deliberação do Congresso Municipal do PSB, realizado em 11 de dezembro de 2021. A futura vereadora participou desse evento, mas na noite anterior havia composto outra coordenação do movimento de mulheres.

VEJA TAMBÉM:

Sidcley Ribeiro é o novo presidente do PSB de São Mateus; diretório e movimentos sociais têm novas composições

SÃO MATEUS – PSB não define candidatura a prefeito(a) em convenção, mas Preta segue à disposição para compor majoritária

EDITORIAL – CENSURA ZERO, o Jornalismo e a Convenção do PSB em São Mateus

SÃO MATEUS – Preta anuncia que será candidata a Vereadora pelo PSB: ‘olhar diferenciado para as minorias’

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA