Ex-aliado denuncia: prefeito Daniel comanda sistema criminoso de fake news institucionalizada; confirmação foi feita a policiais, senador, deputados, vereadores, secretários municipais e jornalistas com apelo ao Presidente da Câmara de São Mateus

Uma denúncia com informações relevantes de conteúdo muito sério e revelações graves foi feita diretamente a policiais civis e militares, deputados estaduais e federais, senador, vereadores (inclusive ao Presidente da Câmara de São Mateus), ex-vereadores, secretários municipais e jornalistas na manhã desta quinta-feira (11/02). Denunciante: um ex-integrante do sistema criminoso de fake news para achincalhamento de autoridades e ataques contra a honra e a imagem de cidadãos de bem envolvendo a prática de crimes de calúnia, injúria, difamação e ameaça, com uso da estrutura pública de Comunicação Social da Prefeitura de São Mateus. Denunciado: o prefeito Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí, apontado como comandante das ações.

A situação já vem sendo denunciada à Polícia Civil, à Câmara de São Mateus, à Secretaria de Estado da Segurança Pública, à Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, ao Ministério Público Estadual e ao Poder Judiciário do Espírito Santo, inclusive ao Ministério Público Eleitoral e à Justiça Eleitoral, há mais de dois pelo jornalista André Oliveira, por meio do Portal SBN, no qual atuou anteriormente, e agora, pelo portal CENSURA ZERO. Foram publicadas diversas matérias de utilidade pública, inclusive editoriais, que fazem referência ao esquema criminoso que envolve a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação Social com a rede de páginas e grupos de WhatsApp Boca no Trombone, comprovadamente produtora e distribuidora de fake news (notícias falsas). O dono da rede é Dilton Pinha, vulgo Diltão de Daniel, assessor informal e porta-voz do prefeito Daniel Santana. Ele responde a cerca de 30 processos por calúnia, difamação, injúria, intolerância religiosa, racismo e ameaça, mas conta com a proteção do Chefe do Executivo de São Mateus. Os inquéritos não avançam, os processos se arrastam e, atualmente, o porta-voz recorre de cinco condenações por crimes políticos em primeira instância.

Na manhã desta quinta-feira (11/02), o morador de São Mateus Willians dos Santos da Silva, conhecido como Willians Becker, fez uma afirmação pública em tom de denúncia, no grupo de WhatsApp VNB Política, ao responder a um link da coluna TOM POLÍTICO postado pelo CENSURA ZERO, que faz referência a recentes reclamações de vereadores de São Mateus sobre terem sido vítimas de fake news. Todas as informações foram confirmadas pelo denunciante ao jornalista André Oliveira, diretor de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO.

“Quero dizer aos amigos presentes no grupo que eu sei que tudo na vida é fruto de nossas escolhas; hoje eu, mais uma vez, sou vítima do que eu mesmo já pratiquei tanto quando era aliado do Prefeito Daniel da Açaí. O Prefeito financiava, sim, aparelhos telefônicos, recargas, uma vida luxuosa para a gente fazer tudo que ele pedia. Falo isso com propriedade e provo tudo que estou falando, pois tenho conversas com o Prefeito armazenadas em minha nuvem”, afirmou Willians Becker.

Ele prosseguiu: “Daniel sempre deu uma vida boa pra mim e Dilton [Pinha]; até motel ele pagava hehehe. Depois que me casei, minha esposa me ajudou a me libertar disso tudo; eu acabei não sendo mais útil, pois não fazia mais tudo que o Sr. Prefeito pedia. Depois que fiquei 90 dias na cadeia, eu confesso a vocês que foi um aprendizado muito grande; saí com outra mente. Saí da cadeia buscando uma oportunidade pra trabalhar, ganhar meu próprio dinheiro. Mas o Prefeito não permitia, pois ele me queria ali, cedido a todas as suas vontades em atacar seus rivais, levando uma vida criminosa, atacando pessoas que nunca me fizeram nada”.

DENUNCIANTE AFIRMA REPRESÁLIA

Ainda se reportando diretamente a policiais civis e militares, deputados estaduais e federais, senador, vereadores, secretários municipais e jornalistas, Willans Becker afirma que está sendo vítima do sistema criminoso montado pelo prefeito Daniel Santana, o qual integrou: “Foi, então, que me afastei de vez e logo vieram com todo exército de fake news pra cima de mim; e agora, novamente, voltaram, pois querem me derrubar, querem fechar todas as portas para mim. Mas eu acredito em Deus, o criador doa céus e a terra; ele não permitirá que homens covardes e endemoniados me fechem as portas que o próprio Deus abriu”.

O denunciante conclui a mensagem no post público com um apelo à atual Câmara de São Mateus: “Peço aos vereadores, em especial ao Presidente da Câmara, meu amigo, que prezo muito pela sua amizade, homem também que já sofreu muitas dessas fake news institucionalizadas, que hoje, como uma autoridade pública, denuncie esse criminoso que todos nós conhecemos; leve isso à Polícia Federal e extermine, de vez, esse verme que tanto atrasa o nosso Município”.

MENSAGEM AO LÍDER DO PREFEITO

Reclamando do executor dos ataques, Diltão de Daniel, Willians Becker faz um pedido direto ao atual Líder do Prefeito na Câmara Municipal: “Ao vereador Balanga, digo se afaste do mal, meu amigo; você mandou um áudio meu para esse verme aliado do Prefeito me atacar, achando que eu teria te atacado. Infelizmente, caiu nas próprias fake news deste senhor. Eu lhe concedo o perdão, sugiro a você que se afaste do mal enquanto há tempo, pois hoje você está sendo um cúmplice do autor de fake news institucionalizadas da cidade”.

O autor da denúncia anexa à mensagem provas de conversas com Diltão de Daniel, que seria o autor da montagem na finalidade de culpá-lo, colocando os vereadores contra ele. Willians Becker cita também os nomes de Berg e Zé Mário, ambos servidores públicos municipais que estariam envolvidos com o esquema criminoso de fake news institucionalizada comandada pelo prefeito Daniel Santana. “(…) eu conheço o autor disso tudo, todos nós sabemos de quem se trata. Portanto todas as fake news institucionalizadas que acontecerem, podem ter a certeza que parte de uma só pessoa, pois o Zé Mário também já mudou de vida, hoje trabalha em busca do sustento da sua família”, afirma Becker no grupo VBN Política.

Em outra mensagem no mesmo grupo de autoridades, Willians Becker se dirige ao Líder do Prefeito, vereador Cristiano Balanga: “Você está caindo no conto do vigário, sua paixão por Daniel está lhe deixando cego, está se tornando um homem sem princípios. Mas, enfim, hoje sou eu a vítima, amanhã quando esse amor por Daniel acabar, a vítima será você. Pode ter a certeza que você e Diltão terão que provar na Justiça todas essas suas fake news contra mim. O que eu faço, eu assino embaixo; sou homem e assumo meus atos, caro Cristiano Balanga”.

DENÚNCIA ENCAMINHADA AOS PARTICIPANTES DO GRUPO

Vale destacar que a mensagem com a denúncia foi feita no grupo VBN Notícias, que tem entre seus membros o delegado de Polícia Civil Daniel Bahiense (deputado estadual e membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa); policial militar Capitão Assumção (deputado estadual e membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Ales); policial militar Cabo Farina; policial federal aposentado Aécio Matos; senador Marcos do Val; deputado federal Neucimar Fraga; deputados estaduais Sergio Majeski, Raquel Lessa e Dr. Rafael Favatto; vereadores Paulo Fundão (presidente da Câmara de São Mateus), Cristiano Balanga (Líder do Prefeito Daniel Santana), Robertinho de Assis e Isael Aguilar; secretários municipais Delcimar Oliveira (Governo) e Jasson Barcelos (Esporte, Lazer e Juventude); representantes da Secretaria Municipal de Comunicação e da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transportes; ex-vice-prefeito de São Mateus, Keydson Quaresma Gomes; ex-vereadores Francisco Amaro (atual superintendente da Câmara de São Mateus), Valter Pigati (ex-secretário de Obras e atual secretário legislativo da Câmara de São Mateus), Jailson Barbosa (ex-Presidente da Câmara, ex-servidor da Secretaria de Defesa Social e atual servidor da Câmara de São Mateus), Valdemar Andrade Santana – Dema, Dôda Mendonça (atual servidor da Câmara de São Mateus), Jerri Pereira, Ajalírio Caldeira e Evanete Negris; presidente do Sindserv, Herikson Locatelli; jornalistas Viny Nascimento (NV News), André Oliveira (CENSURA ZERO), José Renato Ferrari (Rede Notícia), Ferreira Júnior (Rede Sim), Maurício de Jesus (Na Rota do Povo), Wagner Santos (Enfoque Notícias), Paulinho Lima (Correio Canarense); Agnelo Neto (Assessor de Comunicação do Deputado Estadual Torino Marques), Léo Junior (Assessor de Comunicação do Deputado Estadual Sergio Majeski) e Nety Façanha (Assessora de Comunicação da Deputada Estadual Janete de Sá), representante do site FA Notícias, além de empresários, lideranças políticas e servidores públicos municipais e estaduais.

PARCERIA CRIMINOSA

Com a complacência do prefeito Daniel Santana, a Secretaria Municipal de Comunicação Social, comandada pelo jornalista Júnior Eler, mantém parceria com a rede de páginas Boca no Trombone, comprovadamente produtora e distribuidora de notícias falsas, com achincalhamento de autoridades e calúnia, difamação e injúria contra cidadãos de bem e entidades. Já houve, inclusive, condenações na Justiça. A rede de páginas pertence a Dilton Pinha, o Diltão de Daniel, assessor informal e porta-voz do prefeito de São Mateus, que também responde a processos por intolerância religiosa e racismo.

A parceria inclui, além de divulgar notícias positivas do Chefe do Executivo e da Prefeitura de São Mateus, um serviço nada republicano: produzir e divulgar fake news institucionalizada com o auxílio de perfis suspeitos de Facebook e de WhatsApp, conforme o CENSURA ZERO vem denunciando à Polícia (por meio da Delegacia de Crimes Eletrônicos), à Câmara de São Mateus, à Secretaria de Estado da Segurança Pública, ao Ministério Público Estadual (inclusive Eleitoral) e ao Poder Judiciário (inclusive Justiça Eleitoral).

Nesse contexto, a denúncia de Willians Becker feita na manhã desta quinta-feira (11/02) é de fundamental importância porque, pela primeira vez, é declarada publicamente a autoridades policiais e políticas que o comandante da organização criminosa é o prefeito Daniel Santana. Explica, em parte, também o fato de que, até o momento, nenhuma providência foi tomada em relação às denúncias públicas anteriores.

AUTORIDADES, CIDADÃOS, INSTITUIÇÕES E ENTIDADES SÃO VÍTIMAS

Enquanto isso, aumenta cada vez mais a lista de vítimas desse sistema criminoso montado na estrutura pública do Executivo de São Mateus. Na relação estão a ministra do STF Rosa Weber (quando presidia o TSE); o governador Renato Casagrande (em diversos momentos); o ex-governador Paulo Hartung; o deputado estadual Freitas; os ex-deputados estaduais Enivaldo dos Anjos e Carlinhos Lyrio; o prefeito Arnóbio Pinheiro (de Pinheiros); o prefeito Mateusinho Vasconcelos (Conceição da Barra, quando era presidente da Câmara); os ex-prefeitos Amadeu Boroto (São Mateus), Chicão (Conceição da Barra) e Rogerinho (Jaguaré); o atual presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão (como advogado e quando era procurador da Prefeitura de Conceição da Barra); os ex-presidentes da Câmara de São Mateus Carlos Alberto, Jorginho Cabeção e Chiquinho Botelho; os ex-vereadores Jozail do Bombeiro, Jerri Pereira, Ajalírio Caldeira e Temperinho; o promotor de Justiça Edilson Tigre; o advogado José Geraldo de Andrade; os empresários Rui Baromeu (ex-prefeito de São Mateus e proprietário da Rede Sim), Natan Beltrame, Márcio Castro, Cássio Caldeira e Jacimar Zanelato; os jornalistas André Oliveira, Luscivanio Lopes, Hilmar de Jesus, Ferreira Júnior e Ângela Gusmão; os veículos de comunicação Portal SBN, Tribuna do Cricaré, Jornal A Ilha, TV Gazeta e CENSURA ZERO; o servidor público Ronaldo Rangel Nunes (diretor da Rede Sim); Policiais Militares do 13º BPM, servidores(as) do Hospital Roberto Silvares e da Câmara de São Mateus; médicos da antiga UPA e da US-3; dirigentes e membros de igrejas, como Igreja Batista Aliança, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Assembleia de Deus e Igreja Mundial do Poder de Deus; entidades sociais, como a ong Voluntários Pelo Amigo-Vipa (presidida por Ceiça Felizardo); e cidadãos e cidadãs mateenses, como Carlos Magno Alhakin Figueiredo, Neia Boroto Merlin, Emmanuel Belarmino Queiroz, Adão Henrique, Clóvis Araújo, Paulo Roberto Martins, Marcos Rufino, Valdemir Andrade de Santana (Dema), Samuel Nunes Rosa e Orlando dos Santos Coutinho.

O CENSURA ZERO tem mostrado que o sistema criminoso de comunicação da Prefeitura de São Mateus traz prejuízos à população, que tem dificuldades para ter acesso às informações de interesse público, especialmente no enfrentamento à pandemia da covid-19 e sobre a volta às aulas na rede municipal.

A Secretaria de Comunicação não realiza entrevistas coletivas com o Prefeito e Secretários Municipais, não desenvolve campanhas educativas e de conscientização aos munícipes, e age de forma seletiva na divulgação de informações, fazendo-o por meio da rede de páginas de fake news Boca no Trombone e de veículos que mantém contrato publicitário com a Prefeitura de São Mateus.

AGRESSÃO À IMPRENSA

Durante cobertura jornalística de reunião de produtores rurais com o então Secretário de Agricultura e Vereadores em março de 2020, a Equipe de Jornalismo do CENSURA ZERO foi impedida de exercer seu trabalho profissional. O jornalista André Oliveira e o cinegrafista Eduardo Ferreira foram destratados e obrigada a se retirar do Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, ouvindo do secretário de Comunicação Júnior Eler que não eram bem-vindos nas instalações da Prefeitura.

No mesmo dia, houve agressão à equipe por parte de Dilton Pinha, porta-voz que exerce influência sobre o prefeito Daniel Santana. O caso foi comunicado às autoridades policiais e ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES), que emitiu nota de repúdio ao Prefeito.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para que o prefeito Daniel Santana se pronuncie a respeito do assunto abordado nesta reportagem. Daniel jamais negou a parceria da Secretaria de Comunicação com a rede de páginas e grupos de WhatsApp Boca no Trombone, nem desautorizou seu porta-voz Diltão de Daniel de publicação de matérias, entrevistas exclusivas com ele e secretários ou pronunciamentos citando dados internos da gestão municipal, sempre com o objetivo de defender o Prefeito e responder a autoridades e supostos adversários políticos .

Também está assegurado pela Direção de Jornalismo e Conteúdo espaço para as manifestações de quaisquer outros citados na denúncia com detalhamento do sistema criminoso de Comunicação Social com uso da estrutura pública da Prefeitura de São Mateus para a produção e distribuição de fake news institucionalizada.

VEJA TAMBÉM:

GESTÃO DANIEL – Secretário Junior Eler é detido por dirigir embriagado, tem CNH suspensa, mas desacata a Justiça há 1 ano e 7 meses; entenda o caso

ACIDENTE – Amigo de porta-voz de Daniel que dirigia Citroën irregular em alta velocidade é sócio da Água Mineral Açaí; confira os detalhes

-VÍDEO DO ACIDENTE COM PORTA-VOZ DO PREFEITO DANIEL – Citroën irregular estava em alta velocidade na fuga do assessor baleado em confusão

DENÚNCIAS GRAVES – Daniel faz acusações em debate e ex-aliado alerta polícia sobre ‘suborno de 1 milhão de reais’ envolvendo Diltão, Viação São Gabriel e funcionários da Prefeitura de São Mateus

Diltão de Daniel pega 3ª condenação por crimes cometidos com uso da rede de páginas de fake news que assessora Prefeito de São Mateus

DETENÇÃO E MULTA – Juíza condena Diltão de Daniel por mais 3 crimes em outro processo; veja os detalhes!

Ceiça desafia ‘porta-voz’ de Daniel por fake news contra ong protetora dos animais em São Mateus: ‘Hipócrita, mentiroso; respeite os voluntários do Vipa’

ATAQUES AO VIPA – Porta-voz de Daniel reage com ofensas e calúnias à reportagem do CENSURA ZERO sobre vídeo de repúdio a fake news institucionalizada

DENÚNCIA GRAVÍSSIMA: Prefeito Daniel é acusado de compra de votos por 8 concorrentes nas eleições em São Mateus; saiba os detalhes!

SÃO MATEUS – Candidato representa contra porta-voz de Daniel por ‘crime eleitoral’ após acusações em vídeo com apoio de Secretário de Governo

FAKE NEWS ELEITORAL – TC repudia ‘falsificação grosseira’ de capa por apoiadores de Daniel e cobra ‘devidas investigações’

CRIME ELEITORAL – Rede de páginas que assessora prefeito Daniel também publicou fake news contra Casagrande, Carlinhos e Freitas

FAKE NEWS – Apoiadores de Daniel ‘inauguram’ ataques a adversários nas Eleições 2020 em São Mateus, usando capa adulterada da TC

Na Câmara, Secretário de Saúde é questionado sobre ameaça e ofensas do porta-voz do Prefeito a médico em São Mateus

Polícia Civil e Ministério Público devem investigar invasão de porta-voz do prefeito Daniel à US-3 e ameaça a médico no atendimento à covid-19

Porta-voz do prefeito Daniel invade US-3, ofende e ameaça médico que atendia pacientes de covid-19; criminoso fugiu antes da PM chegar

Criminoso ligado a Prefeito volta a atacar Governador do ES e Hospital Roberto Silvares com fake news sobre coronavírus e saúde pública; Polícia Civil não se manifesta

Sindijornalistas-ES repreende prefeito Daniel por ‘atitude inaceitável’ de agressões à Imprensa em São Mateus: ‘Fere os princípios constitucionais e republicanos’

NOTA DE REPÚDIO – Equipe do CENSURA ZERO sofre agressão, xingamentos e cerceamento à liberdade de imprensa na Prefeitura de São Mateus

EDITORIAL – Prefeito de São Mateus insiste na produção e distribuição de fake news institucionalizadas por meio de criminosos da internet; Polícia, Sesp, PGE, Ministério Público e Judiciário precisam agir!

MUTIRÃO EM ICONHA – Assessor do prefeito Daniel usa página de fake news para denegrir governador Casagrande: ‘fazendo marketing com miséria do povo’

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!