FATOS & VIDA – O palhaço que faz brincadeiras e ri com você pode não ser seu amigo!

178

POR LUCINETE OLIVEIRA*

“Anda com sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido” (Provérbios 13:20).

Existem pessoas que se dão bem com todo mundo, andam conosco, fazem parte de nossas vidas, mas apenas admiram em nós alguns aspectos que lhes tragam algum benefício.

Vivemos a ilusão de que só porque estão sempre por perto têm por nós uma profunda admiração, nos querem bem. Mas nem sempre isso é verdade.

Elas estão sempre por perto, nos usando como parasitas, sugando um hospedeiro. Sugam, gostam do “néctar” que lhes proporcionamos e, enquanto isso, seguimos enganados, acreditando que esses “amigos”, em caso de alguma dificuldade nossa, estarão de corações e mãos abertas a nos ajudar. E seguimos acreditando que essas pessoas são maravilhosas e que nos querem bem.

Só que nem sempre é assim. Elas apenas nos suportam, são invejosas e não nos querem em suas vidas, pelo fato de admirarem apenas o que podem tirar, sugar de nós.

E, na maioria das vezes, são egoístas e manipuladoras. No fundo, acreditam que somos obrigados a atender seus caprichos, usando a teoria do “faça por mim, aquilo que gostaria que fizesse por você”, demonstrando ainda mais egoísmo.

Somos diferentes. Nem sempre temos as mesmas necessidades e precisamos fazer para o outro aquilo que seja importante para ele, que supra as necessidades dele, não as nossas!

*LUCINETE OLIVEIRA é professora, graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.

Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA


COMENTE ESTA NOTÍCIA!