Mateenses lotam chat do TSE por julgamento de Daniel: ‘Cidade pede socorro’, ‘Prefeito só pensa em trio elétrico e festas’

830
REPRODUÇÕES/TV JUSTIÇA

Eleitores mateenses monopolizaram o chat do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a transmissão ao vivo da sessão plenária desta terça-feira (24/09) e foram veementes em pedidos (e até súplicas) à presidente da Corte, ministra Rosa Weber, para que seja incluído logo na pauta de julgamentos o caso do prefeito Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí (PSDB).

“Senhora ministra Rosa Weber, São Mateus está o caos devido à instabilidade jurídica criada por esse Tribunal, há mais de um ano. Faça o trabalho que lhe é devido, põe em pauta o processo de cassação”, cobrou Joana Pereira. Ela referia-se situação do prefeito Daniel, que foi cassado em primeira e segunda instâncias, e entrou com Recurso Especial Eleitoral no TSE, mantendo-se como chefe do Executivo por força de liminar.

Conforme o CENSURA ZERO noticiou, depois de ficar quase seis meses sem nenhum movimento, o processo voltou a tramitar na quinta-feira (19/09) graças a um requerimento impetrado por PTB, PRTB e PHS para atuarem como ‘assistente simples’, auxiliando a Procuradoria-Geral Eleitoral na acusação. Desde terça-feira, o Respe 0000258-57.2016.6.08.0021 está na Assessoria de Plenário, aguardando inclusão em pauta de julgamento.

Na sessão plenária de quinta-feira (19/09), alguns eleitores de São Mateus já haviam se manifestado por meio do bate-papo do canal da Justiça Eleitoral no Youtube. Mas, nesta quinta (24), até o encerramento da transmissão, os comentários dos mateenses praticamente monopolizavam a ferramenta. Houve bem menos manifestações relacionadas a casos que estavam na pauta de julgamento.

CLIMA DE INSATISFAÇÃO

A maioria dos internautas demonstrou insatisfação com o momento porque passa a Cidade atualmente e, em tons de súplica e desabafo, publicaram suas manifestações. “A população de São Mateus-ES precisa de saneamento básico, saúde, educação e segurança. Festa não melhora em nada a condição de vida!”, protestou Suzana Vieira.

Já Paulo Roberto Martins afirmou: “Nenhum prefeito consegue trabalhar com um processo de incerteza. O TSE precisa dizer se o prefeito de São Mateus/ES é inocente ou culpado”. Em outro momento, renovou o clamor: “Por que o TSE não resolve a situação do Município de São Mateus? Acabe logo com o inferno político que se arrasta por 3 anos. Julgue logo! Condene ou inocente, mas julgue logo!”.

Raphael Alves também deixou seu apelo no chat: “Por favor, Excelentíssima Rosa Weber, coloque em pauta o julgamento do processo do prefeito Daniel do Açaí!”. Elizabeth Fuzaro demonstrou preocupação com a situação atual do Município: “A água já está ficando salgada e o prefeito não faz nada. Dê andamento no processo dele”.

“CIDADE ESTÁ UM CAOS”

Outro comentário enfático foi o de Andréa Barros de Sá: “Também gostaria de saber por que todos os outros processos vão em pauta, menos o de São Mateus-ES! Senhores, nossa cidade pede socorro! Confio na justiça de Deus sempre. Conto com vocês!”. Na mesma linha foi a publicação de José Carlos Ferreira Silva: “Ministra Rosa Weber, esperamos que seja marcado o julgamento do prefeito de São Mateus-ES. A cidade está um caos! Não aguentamos mais!”.

A internauta Elizabeth Fuzaro questionou: “Todos os processos vão a julgamento, só o de Daniel Santana está parado. Será influência? Daniel Santana está destruindo a nossa cidade. Até quando vamos sofrer?”. Outro desabafo foi deixado por Antônio Silva: “São Mateus está à mercê desse prefeito e suas festas. Só isso que temos por aqui!”.

As prioridades da atual administração também foram levadas ao conhecimento da presidente do TSE no protesto dos internautas mateenses, como o de Raquel Aguilar: “Dra. Ministra Rosa Weber, por favor, olhe para nós, moradores de São Mateus-ES. Daniel da Açaí só pensa em festa. São Mateus vai sair do mapa! Ministra, por favor, afaste esse Prefeito, que só pensa em trio elétrico e festas! Aqui nada de bom acontece”.

ASSESSORIA SE MANIFESTA

A grande participação de eleitores de São Mateus no chat da Justiça Eleitoral levou a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral a se pronunciar quanto às inúmeras solicitações para que o recurso seja incluído na pauta de julgamentos.

“Pessoal, as mensagens de vocês sobre São Mateus foram repassadas aos responsáveis. Peço que acompanhem a pauta em nosso portal para verificar se está previsto o julgamento ou não”, orientou a assessoria, em mensagem de interação no bate-papo.

A expectativa nos bastidores é de que o julgamento do Recurso Especial Eleitoral do prefeito Daniel Santana seja incluído na pauta da próxima terça-feira (1º/10).

CONFIRA OS COMENTÁRIOS ORIGINAIS NO CHAT DO CANAL DA JUSTIÇA ELEITORAL NO YOUTUBE:

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | REPORTAGEM: ANDRÉ OLIVEIRA (MTE 1.408-ES)

COMENTE ESTA NOTÍCIA!