CRÔNICAS DE NEIDE LIMA – As mulheres e o Novembro Azul, a campanha de prevenção ao câncer de próstata

POR NEIDE LIMA*

O Novembro Azul deu início na Austrália em 17 de novembro de 2003. No Brasil, iniciou em 2011 pelo instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

O Novembro Azul é uma campanha internacional de combate e conscientização sobre o câncer de próstata, doença que atinge 1 homem a cada 7.

Convocamos a todas as mulheres, pois como esposas, filhas e mães, queremos incentivar a participação de todas as mulheres ao Novembro Azul. Sabemos que podemos influenciar os homens, assim como fizeram as mulheres australianas.

Cada mulher é importante e fundamental nessa campanha para a conscientização da saúde masculina.

Em primeiro lugar, devemos frisar que o câncer de próstata é uma doença que ainda é tabu entre os homens, seja pelo fato de eles cuidarem menos da saúde e também pela forma como o exame de toque é feito.

Sendo uma pessoa consciente em relação à própria saúde, a mulher tem muito o que contribuir. Existe muito preconceito entre os próprios homens sobre a percepção em relação ao câncer de próstata e o toque retal.

O Datafolha realizou uma pesquisa que mostra que 21% da população masculina do nosso país consideram que o exame do toque não é “coisa de homens” e outros 38% acima de 60 anos que se enquadram na faixa que tem o maior risco de manifestar a doença julgam que o exame não é necessário.

Essa mesma pesquisa revela que 48% dos homens não fazem o exame por causa do machismo. E, do total dos entrevistados, 32% desconhecem os sintomas do câncer de próstata. Isso mostra que o preconceito e a falta de informação ainda são barreiras que precisam ser vencidas.

Como mulher, nós podemos apresentar aos nossos amigos e familiares os argumentos necessários para se conscientizarem; portanto, o seu apoio mulher no que diz respeito ao preconceito é fundamental para encorajá-los.

Você mulher deve se mostrar como exemplo que é a importância do outubro Rosa que é o mês de combate ao câncer e que da mesma forma os homens tem que enfrentar o exame para identificar o diagnóstico precoce que favorece o tratamento que leva a cura.

O exame é importante e deve ser feito a partir dos 40 anos, que o toque seja realizado todo ano, pois identificar o quanto antes possível é o diagnóstico de cura de nove em cada dez homens.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil superado apenas pelo câncer de pulmão.

Nós, mulheres, juntas nesta campanha do Novembro Azul, pedimos humildemente aos homens que não se envergonhem, façam o exame precoce do câncer de próstata; pois isso poderá salvar suas vidas!

*NEIDE LIMA é socióloga, graduada e pós graduada em Psicanálise Clínica, licenciada em Pedagogia e mestre em Políticas Públicas.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA 

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!