CRÔNICAS DE NEIDE LIMA – Por mais Mulheres na Política

Por mais mulheres na Política! Todas e todos dizem a mesma coisa: precisamos empoderar nossas mulheres, precisamos de mais mulheres no poder, somos 52% do eleitorado, mas apenas 15% das cadeiras no Congresso Nacional são ocupadas por mulheres e nem todas nos representam.

Eu acredito que, para elevar o número de representantes de mulheres nos espaços de poder, temos que criar espaços de formação política para nossas mulheres; e, para isso, precisamos de mais mulheres na liderança, mais mulheres ocupando espaços de poder e, principalmente, precisamos de mulheres que queiram ocupar a Política e que nos representem no Congresso Nacional.

Sabemos que a mulher tem múltiplas tarefas e, a cada ano, as tarefas e as responsabilidades aumentam mais, pois a cada ano o número de mulheres que têm que chefiar suas famílias aumenta mais.

Precisamos empoderar nossas mulheres, precisamos de mais mulheres no poder! Estatisticamente, as mulheres estudam mais que os homens, porém ainda ganham menos; são menos corruptíveis quando estão no poder.

Somos a maioria da população brasileira. No entanto, somente com uma representação política feminina forte, conseguiremos alcançar a tão sonhada paridade, acreditando que, com união, conseguiremos a igualdade de gêneros.

Por que ter mais mulheres na Política é representar a maioria da população. Eu acredito que temos que ter coragem, força e nos unirmos para fazermos a mudança que tanto falamos, debatemos e queremos; do contrário, nunca vamos alcançar a mudança que queremos para todas as mulheres.

Que nunca nos falte a esperança! Temos que acreditar e lutar, e aceitarmos que a vida é um eco que recebe o que emite e que nunca, jamais, em tempo algum, nos falte a esperança; pois quando fazemos um recorte sobre a mulher negra, os espaços de poder ficam mais longe de ser alcançados.

Sessenta e seis por cento (66%) das mulheres assassinadas no Brasil são negras, e ser mulher negra no Brasil é uma luta de resistência todos os dias, porque as mulheres negras são as maiores vítimas de violência, assim como o feminicídio.

Em 11 anos, o número de homicídios de mulheres negras aumentou 2%, mas o assassinato das mulheres brancas diminuiu 27% no mesmo período. Cinquenta e dois por cento (52%) das vítimas de estupro são mulheres negras, e nos casos de feminicídio, as mulheres são 60%.

Devemos ter consciência todos os dias de que somos todos iguais perante a lei, e perante a Deus. Toda consciência negra será necessária enquanto a consciência humana for preconceituosa e racista!

Segundo Angela Davis, “em uma SOCIEDADE RACISTA, não basta não ser racista, é preciso ser ANTIRRACISTA”.

Eu, Neide Lima, digo: “Tire seu racismo do meu caminho que EU quero passar com minha COR!”

*NEIDE LIMA é socióloga, graduada e pós graduada em Psicanálise Clínica, licenciada em Pedagogia e mestre em Políticas Públicas.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!