EXCLUSIVO: Em protesto virtual, eleitores apelam ao TSE contra Daniel: “Ministros, não peçam vista no julgamento do prefeito de São Mateus”

810

Em um dos maiores movimentos virtuais registrados pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores de São Mateus voltaram monopolizar os comentários no chat da transmissão vivo pelo YouTube da sessão plenária da Corte máxima da Justiça Eleitoral na manhã desta quinta-feira (3/10), pedindo a “confirmação da cassação do prefeito Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí”, cujo julgamento está marcado para a próxima terça-feira (8/10), às 19h, conforme o CENSURA ZERO informou em primeira mão em reportagem no dia 30 de setembro.

“​Ministros, NÃO peçam vista no processo do Prefeito Daniel da Açaí, de São Mateus-ES”, apelou Damires Mara Correia, em comentário registrado no bate-papo do Canal Justiça Eleitoral. Outro comentário enfático foi o de Júlia Gomes: “​Por favor, em nome do Senhor Jesus, não peçam vista para o prefeito de São Mateus/ES. Ele está acabando com nossa linda cidade. Queremos a cassação dele!”.

Esse momento dos eleitores de São Mateus já ocorre há cerca de um mês, mas se intensificou nas três sessões anteriores, quanto o clamor era para que o TSE incluísse o caso de São Mateus na pauta de julgamento – o que foi publicado nesta quarta-feira (2/10) – e hoje (quinta, 3/10), o número de mateenses participantes foi ainda maior e já pedidos para a “justiça imediata” e “cassação do prefeito Daniel da Açaí”, conforme comentários que serão descritos nesta reportagem.

ENTENDA O CASO

O prefeito Daniel Santana (PSDB) e o vice-prefeito Dr. Zé Carlos (MDB), falecido em 2018, foram cassados, em 2017, pela Juiz Eleitoral em São Mateus por abuso do poder econômico, segundo o magistrado, “por conta da distribuição de água potável em período eleitoral durante a crise hídrica em São Mateus”. A sentença foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que também manteve a inelegibilidade de Daniel da Açaí por oito anos.

Ele mantém-se no cargo porque recorreu da decisão colegiada à Presidência do TRE e obteve liminar favorável do então presidente, desembargador Aníbal de Rezende Lima, suspendendo os efeitos da cassação até o julgamento do Recurso Especial Eleitoral (Respe) pelo Tribunal Superior Eleitor, em Brasília.

É o estágio atual, garantido, segundo declarações do próprio Daniel Santana, por interferência do então governador Paulo Hartung (veja o vídeo comprobatório).

Atualmente, o Município de São Mateus vive um momento de instabilidade político-administrativa e a gestão do prefeito Daniel Santana é bastante criticada pela “inversão de prioridades, com muitos recursos destinados à realização de festas e pouca atenção aos serviços básicos, como saúde, educação e infraestrutura”. Este quadro foi relatado nesta quinta-feira (3/10), nos protestos feitos pelos internautas mateenses no chat da Justiça Eleitoral.

Cercado de autoridades, lideranças políticas e comunitárias, além de repórteres, no Balneário de Guriri, em fevereiro de 2018, o prefeito Daniel Santana fez declaração pública de que foi o então governador Paulo Hartung que agiu para mantê-lo no cargo de prefeito de São Mateus, por meio de liminar conseguida junto à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

PROTESTO VIRTUAL CONTRA DANIEL

Marta Moura comentou no recado à presidente do TSE, ministra Rosa Weber: “​Prefeito de São Mateus precisa ser julgado e cassado dia 8/10. O prefeito da periferia usa essas pessoas humildes em seu benefício e a cidade está um caos!”. Roberto Cortes afirmou: “Não desmoralizem as decisões de Primeira e Segunda Instâncias, do TRE nem do MPE. Ir contra essas decisões é regredir juridicamente a favor de quem não merece”.

Damires Mara Correia comentou: “​Queremos Justiça em São Mateus-ES”.

Joana Silva fez convite aos ministros do TSE: “​Convidamos vocês a fazer uma visita na cidade onde o prefeito cassado continua gerindo os cofres públicos com irresponsabilidade e ingestão”. Marta Moura desabafou: “Daniel Santana, o pior prefeito da história de São Mateus! Imploramos: julguem com justiça esse prefeito corrupto no dia 8/10”.

VEJA OUTROS COMENTÁRIOS SOBRE O JULGAMENTO DO PREFEITO DANIEL:

-“Daniel da Açaí é o prefeito mais mentiroso que São Mateus já teve em seus 475 anos” (Roberto Cortes)

-“​Estou aqui para pedir aos ministros que não peçam vista para o julgamento do prefeito de São Mateus-ES. Espero, senhores ministros, que os senhores julguem esse prefeito nessa terça-feira, dia 8 /10” (Wanda Moraes De Souza)

-“Prefeito de São Mateus usa a máquina pública para adquirir meios de aumentar seu patrimônio. Queremos Daniel fora da prefeitura a partir de 8/10” (Marta Moura​)

-“​Senhores ministros, por favor, não peçam vistas no processo do prefeito de São Mateus-ES terça-feira, dia 08. Julguem imparcialmente” (Margarida Nardotto Rios)

-“​O prefeito de São Mateus exerce sua função de executivo com o objetivo único de enriquecer ilicitamente, pois aqui não temos nem os serviços básicos!” (Marta Moura)

“SÃO MATEUS ESTÁ UM CAOS”

-“Por favor, Senhores Ministros, não peçam vista ao processo do prefeito de São Mateus, Daniel Santana. São Mateus está um caos. Há 3 anos nada foi feito. Só festas com trios elétricos caríssimos” (Ana Maria Zorzanelli​)

-“​O que mais nos revolta é o uso do dinheiro público em favor próprio, comprando pessoas, liminares, vistas, como eles mesmos propagam em São Mateus. O poder do dinheiro fala alto aqui” (Roberto Cortes)

-“​O prefeito de São Mateus/ES está acabando com nossa cidade… precisa ser julgado URGENTE. Essa decisão não pode ser prorrogada. Processo Daniel Santana sem vistas. Se algum Ministro pedir vista estará fazendo INJUSTIÇA com nossa cidade” (Ferrrara Marcelo)

-“Por favor, ñ peçam vistas ao processo de São Mateus-ES” (Damião Vilarinho)​

“TERRA DE NINGUÉM”

-“São Mateus-ES, hoje, é uma terra de ninguém, parece um oeste americano, é o caos. Eminentes ministros, não peçam vista neste processo” (Emanuel Lirio)

-“​Daniel do Açaí, São Mateus-ES, a cidade está caos, ministros. Não peçam vistas no processo desse prefeito dia 08/09” (Damires Mara Correia)

-“Precisamos dessa decisão urgente pra nossa cidade voltar a progredir” (Ferrara Marcelo)

-“Senhores Ministros, façam JUSTIÇA por São Mateus” (Alcântara Dias).

-“​Ministro, façam justiça pela nossa cidade São Mateus” (Maria Pereira)

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO tentou contato com o prefeito Daniel Santana, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação. Mas não foi possível conversar com o secretário Júnior Eler por meio dos três telefones fixos indicados pela Secretaria no site oficial da Prefeitura de São Mateus. As ligações para o número (27) 3763-1565 foram atendidos por uma servidora na Secretaria Municipal de Assistência Social, e os outros dois – (27) 3767-8553 e (27) 3763-1008 – permitem contato apenas com a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Transporte.

A Reportagem insistiu no estabelecimento do contato, por meio do telefone celular do secretário de Comunicação, Júnior Eler, mas as sucessivas ligações foram remetidas à caixa postal.

O CENSURA ZERO deixa espaço para que o prefeito Daniel Santana, seus advogados e a Secretaria Municipal de Comunicação possam fazer os esclarecimentos e/ou comentários que julgarem pertinentes sobre o conteúdo desta reportagem.

VEJA TAMBÉM:

TSE publica julgamento de Daniel na pauta de terça (8/10), às 19h, conforme furo de reportagem do CENSURA ZERO

Mateenses lotam chat do TSE por julgamento de Daniel: ‘Cidade pede socorro’, ‘Prefeito só pensa em trio elétrico e festas’

TSE deve marcar julgamento do prefeito Daniel para os próximos dias

Recurso de Daniel no TSE: 3 partidos querem reforçar o Ministério Público pela cassação do prefeito de São Mateus

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | REPORTAGEM: ANDRÉ OLIVEIRA (MTE 1.408-ES)

COMENTE ESTA NOTÍCIA!