O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para terça-feira (17/12), às 19h, a data da sequência do julgamento do prefeito de São Mateus, Daniel Santana. Ele estava em Brasília desde o início da semana e, segundo fontes do CENSURA ZERO, lutava junto com sua banca de advogados conceituados para evitar que o recurso especial eleitoral voltasse à pauta da Corte Eleitoral. Mas não obteve êxito.
O julgamento foi suspenso no dia 21 de novembro, pela segunda vez, depois de pedido de vista do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Daniel tenta reverter a cassação do mandato, a inelegibilidade por oito anos e a marcação de nova eleição majoritária no Município, determinadas em decisão colegiada do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
Antes do pedido de vista de Tarcísio Neto, o prefeito de São Mateus havia conseguido reverter o placar do julgamento. O ministro Luiz Edson Fachin apresentou, em 21 de novembro, seu voto-vista pelo provimento do recurso e foi acompanhado pelo ministro Alexandre de Moraes, o terceiro a proferir voto.
No início do julgamento, em 8 de outubro, a ministra-relatora Rosa Weber, que é a presidente do TSE, havia mantido a decisão do TRE-ES. O placar do julgamento, portanto, está favorável ao prefeito de São Mateus: 2 a 1.
VEJA TAMBÉM:
–Carlos Alberto diz que advogado de Daniel no TSE ‘faltou com verdade’ sobre apoio de vereadores
–Daniel no TSE: Fachin devolve processo e julgamento será retomado nos próximos dias
–Julgamento de Daniel no TSE: ao pedir vista, Fachin cita ‘filantropia eleitoreira’, mas alega dúvida
–Rosa Weber relata pela cassação, mas pedido de vista suspende julgamento do prefeito Daniel no TSE
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA