A Polícia Militar registrou mais um caso de polícia envolvendo o porta-voz do prefeito de São Mateus, Daniel Santana. Dilton Pinha, também conhecido como Diltão de Daniel, envolveu-se numa confusão na periferia da Cidade, levou um tiro no pé e, na fuga, bateu com seu carro, um Citroën C4 Pallas, em outro veículo.
O CENSURA ZERO teve acesso ao Boletim Unificado nº 44213378 da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, registrado neste domingo (31/01), às 6h22, pelo Setor de Trânsito da 1ª Companhia do 13º BPM, com sede em São Mateus.
Segundo o documento oficial, o acidente de trânsito foi constatado na Rua Dr. Arlindo Sodré, no Bairro de Fátima (Ideal), neste domingo, às 5h38. Os policiais que atenderam à ocorrência afirmaram que, ao chegarem ao local, encontraram o senhor Domingos Vicente, que informou que seu veículo Corsa Classic cor prata estava estacionado, quando foi atingido pelo Citroën C4 Pallas, cor preta, placa ENF 9709, que veio na direção oposta. A colisão foi frontal. Posteriormente, com a divulgação do vídeo com as imagens do acidente, constatou-se que o Corsa trafegava na Rua da Liberdade, no cruzamento com a Rua Dr. Arlindo Sodré.
O dono do veículo atingido disse que o motorista do Citroën fugiu e ele identificou que no banco do carona estava “Dilton Pinha, influenciador político da Cidade, que estava com o pé sangrando por ter sido alvejado”. Autointitulado blogueiro, Diltão atua como porta-voz do prefeito Daniel Santana, assessorando a administração municipal com a rede de páginas Boca no Trombone.
Domingos foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Roberto Silvares.
TIRO NO PÉ
Conforme o boletim de ocorrência, no hospital, os policiais militares encontraram o porta-voz do prefeito. Os agentes constataram que Diltão, de fato, apresentava uma lesão no pé esquerdo provocada por arma de fogo.
Dilton Pinha disse aos policiais que levou o tiro no pé quando participava de uma festa no Bairro Cacique, mas o boletim não traz o detalhamento das circunstâncias. Diltão relatou apenas que foi socorrido por um amigo e que “veio a colidir com o veículo Corsa Classic, cor prata, que estava estacionado”.
No entanto, os militares registraram a incoerência nas explicações do porta-voz do prefeito Daniel: “Inicialmente, relata que o motorista da circunstância seria o seu amigo Marcos Santos. Mas, após alguns minutos, muda a versão e alega ter sido Wagner Rock Viana”. Populares que presenciaram a movimentação após o acidente afirmam que Diltão apresentava sintomas de embriaguez.
A PM constatou também que o veículo Citroën C4 Pallas, com o qual Diltão sempre é visto circulando pela Cidade, está com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido e, por isso, foi removido para o pátio autorizado do Detran, conforme a Guia de Remoção de Veículos nº 645227 e AIT 40341840-1. O veículo atingido na colisão (Corsa Classic) está regular no sistema do Detran-ES.
APOIO DO PREFEITO
Dilton Pinha é amigo pessoal e atua como porta-voz do prefeito Daniel Santana na internet e nas redes sociais, assessorando a Secretaria Municipal de Comunicação na divulgação das ações da administração municipal e do prefeito na rede de páginas Boca no Trombone, comprovadamente produtora e distribuidora de fake news, inclusive institucionalizada. O prefeito, que raramente fala à Imprensa, chega a conceder entrevistas exclusivas a Diltão, inclusive nas dependências da Prefeitura de São Mateus.
Em outras ocasiões, grava vídeos públicos defendendo Daniel e a gestão, usando palavras de baixo calão, achincalhando autoridades, entidades ou cidadãos. Por conta disso, Diltão já foi condenado em quatro processos por crimes de calúnia, difamação e injúria; e responde a muitos outros processos por calúnia, difamação, injúria, intolerância religiosa, racismo e danos morais. Tudo isso com o conhecimento e a complacência do prefeito Daniel Santana [veja matérias no final].
ACHINCALHAMENTO DE AUTORIDADES
Na lista de vítimas estão a ministra do STF Rosa Weber (quando presidia o TSE); o governador Renato Casagrande (em diversas ocasiões); o deputado estadual Freitas; o ex-deputado estadual Enivaldo dos Anjos (atual prefeito de Barra de São Francisco); o ex-prefeito de São Mateus Amadeu Boroto (em diversas ocasiões); o prefeito de Pinheiros Arnóbio Pinheiro; o atual presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão (antes de se eleger vereador); o ex-prefeito de Conceição da Barra, Chicão; entre outras autoridades. Muitos cidadãos de bem de São Mateus acionam Dilton Pinha na Justiça por terem sido acusados levianamente pelo porta-voz do prefeito Daniel de “estupradores de crianças”, “bandidos”, “safados”, “vagabundos”, etc.
Em alguns dos processos, a defesa de Diltão chegou a ser feita por um advogado, contratado como servidor comissionado da Prefeitura de São Mateus, na gestão do prefeito Daniel.
O CENSURA ZERO vem denunciando a situação greve de ocorrência de fake news institucionalizada e a implantação de um sistema criminoso no uso da estrutura pública de Comunicação Social em São Mateus às autoridades da Polícia Civil, Câmara de São Mateus, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público Eleitoral e Poder Judiciário do Espírito Santo, inclusive na esfera Eleitoral. Mas, até o momento, providências não foram tomadas.
Nas Eleições 2020, Diltão se candidatou a vereador pelo Cidadania, com apoio diferenciado do prefeito Daniel Santana (ex-PSDB) e também do atual presidente do Idaf Mário Louzada (PSB). O porta-voz não deixou de assessorar o Executivo no período eleitoral, inclusive criando confusões com adversários políticos. No entanto, foi reprovado nas urnas, obtendo apenas 232 votos. No partido, o eleito foi Adeci de Sena, com 573 votos.
VEJA TAMBÉM:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA